SESI-RN conquista premiações no Torneio Nacional de Robótica realizado em Brasília

21/03/2023   17h31

O SESI-RN conquistou dois prêmios na maior competição de robótica educacional do Brasil, o 5º Festival SESI de Robótica, realizado de 15 a 18 de março, em Brasília. A equipe SESI SENAI P0t1bot conquistou o prêmio Spirit Awards – que celebra o time que conseguiu desenvolver o melhor trabalho em equipe – na categoria FIRST Robotics Competition (FRC). E a equipe Jovens Punarés venceu o prêmio Técnico Destaque, na modalidade FIRST LEGO League (FLL).

A rede SESI Escola RN participou do torneio com 35 alunos divididos em seis equipes: Jovens Punarés, Batlego e Guaranis, que disputam na categoria FLL; Equipe Teccactus, na (FTC); a Carcaralux, na F1 in schools; e, por fim, a equipe P0t1bot, na categoria FRC. São estudantes com idades entre 9 e 19 anos que precisaram usar conhecimentos de engenharia, programação, marketing, negócios e projetos sociais nas disputas, desenhadas para estimular a criatividade e o pensamento crítico.

A equipe Jovens Punarés apresentou o projeto SOLARIS em que identificou um problema, que é o uso de energia para aquecer a água que esteriliza as ordenhadeiras automáticas dos pecuaristas do RN. Pensando no alto custo do processo, eles desenvolveram um dispositivo de aquecimento da água através da energia solar e feito com materiais acessíveis.

O professor de Geografia e Atualidades do SESI-RN, Paulo César Palhares, foi quem recebeu a premiação Técnico Destaque, na modalidade FIRST LEGO League (FLL), na qual a equipe demonstra os valores aprendidos com seu técnico. Dos 100 técnicos que competiram, foram selecionados 14 e o professor Paulo César recebeu o prêmio de terceiro melhor técnico do Brasil.

Para o professor, essas conquistas representam o crescimento da robótica competitiva para o SESI-RN, que vem levando equipes vitoriosas das unidades de Mossoró, Natal e São Gonçalo do Amarante. “Dessa vez, três equipes de São Gonçalo do Amarante conseguiram o acesso ao nacional de FLL. Isso só se consegue sendo Champion Awards dos torneios regionais realizados ou estando dentro de uma boa colocação, caso haja mais vagas. Agora, além dessas premiações locais, passamos a conquistar premiações nacionais e escrever um novo capítulo em nossa história”, afirmou.

Também professor do SESI-RN e técnico da equipe SESI-SENAI P0t1bot, Diego Bezerra Cavalcante, ressaltou que a conquista desse prêmio é um marco para todos. “Levando-se em consideração que esse foi o primeiro Regional Oficial da Modalidade FRC que ocorreu no Brasil, contanto com a participação de 42 equipes, inclusive de outros países da América do Sul”, informou.

Coordenador de Robótica no SESI-RN, Anderson Vieira, destaca que os prêmios vêm validar o trabalho desenvolvido por técnicos e alunos além de qualificar para a disputa de competições nacionais e internacionais. “A conquista só reforça o caminho certo que a instituição está seguindo na preparação dos alunos”, disse. Segundo ele, houve uma melhora significativa em todas as categorias de avaliação. “Hoje o SESI retoma a liderança e o protagonismo na robótica”, assegurou.

Vieira, que também é diretor da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, disse que há um esforço junto aos alunos do aprendizado da robótica não apenas para a competição, mas como na parte da formação educacional. “O trabalho tende a melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos alunos”, comentou.

Ele frisou que as competições trazem valores, soluções, além de muitas atividades que despertam interesse por ciência e tecnologia. “E também levar os alunos, por competências e habilidades que a gente enxerga, a se tornarem profissionais do século 21”, concluiu.

Mais de 2 mil estudantes participaram do Torneio
O evento reuniu mais de dois mil estudantes de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas das 27 unidades da federação para o Torneio SESI de Robótica. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e diretor 1º Secretário da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Amaro Sales de Araújo, participou da abertura do evento, no dia 15, acompanhado do superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, e do diretor regional SENAI-RN, Rodrigo Mello.

Para o presidente da FIERN, a participação no torneio de robótica é muito importante para o SESI-RN. “É uma missão que temos incentivado, o ensino de excelência em nossas SESI Escolas e a robótica faz parte dessa aprendizagem e formação dos nossos alunos”, declarou.

Já o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, explicou que a robótica é um complemento à sala de aula. “É onde os professores podem levar a teoria para o ambiente prático, nos laboratórios. Para nós é muito importante participar de mais uma etapa nacional do torneio”, disse.