SESI-RN entrega a SESITEC José Winicius Tavernard de Souza, em Areia Branca

2/10/2023   15h06

O Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN) inaugurou a SESITEC José Winicius Tavernard de Souza, no município de Areia Branca, na manhã do sábado (30). O equipamento dispõe de ambientes de criação, acesso a ferramentas inovadoras, a conhecimentos em Ciências e Tecnologia e pretende impulsionar a educação da cidade.

A cerimônia de inauguração foi realizada pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e do Conselho Regional do SESI-RN, Amaro Sales de Araújo, acompanhado do diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, e do superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins.

O evento ainda contou com a participação da presidente do Sindicato das Indústrias de Material e Laminados Plásticos do RN (SINDIPLAST-RN) e vice-presidente da FIERN, Conceição Tavares; de Jorge Bastos Filho, conselheiro fiscal da FIERN; do presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do RN (SINDIPAN-RN), Ivanaldo Maia; do presidente do Sindicato da Indústria da Extração de Metais Básicos e de Minerais Não Metálicos do Rio Grande do Norte (SINDIMINERAIS-RN), Mário Tavares; e do presidente do Sindicato das Indústrias de Bonés e Chapéus do Rio Grande do Norte (SINDIBONÉS-RN), Francisco Sena.

“Areia Branca ganha um presente para garantir o acesso de toda a população à robótica, ciências e tecnologias”, destacou o presidente da FIERN e do Conselho do SESI-RN

De acordo com Amaro Sales, “a indústria precisa de profissionais qualificados e de participar efetivamente da sociedade, levando conhecimento para inserir novas pessoas a esse contexto tecnológico e moderno”.

O diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, destacou que a SESITEC é um caminho para que a educação possa trazer autonomia e pensamento crítico aos jovens da cidade. “Essa inauguração abre portas para que a população possa acessar ferramentas educacionais modernas e atualizadas”, ressaltou.

A prefeita de Areia Branca, Iraneide Xavier, também participou da inauguração. “Fico profundamente honrada por testemunhar e participar da realização desse sonho. Esse espaço de educação transformadora vai mudar não apenas a maneira de ensinar e aprender, mas na forma de pensar dos cidadãos”, comentou.

Winicius Tavernard

José Winicius Tavernard de Souza nasceu em Areia Branca, no dia 17 de novembro de 2000 e atuou sempre em prol da comunidade do município.

Foi no Educandário Nossa Senhora dos Navegantes onde realizou o ensino infantil. Fez o ensino fundamental no Instituto Dantas Monteiro, concluiu o ensino médio na Escola Estadual Desembargador Silvério Soares. Em 2018, entrou na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), onde cursou apenas quatro períodos, pois faleceu 16 de abril de 2020, aos 19 anos de idade.

Winicius foi catequista de jovens e adultos, desde os 14 anos, após fazer sua Crisma. Foi integrante da ordem Demolay, tendo a oportunidade de ser mestre conselheiro em 2019. Era um apaixonado pela vida e foi um exemplo de filho, irmão e amigo.

Durante a inauguração, o pai de Winicius, Wagner, agradeceu pela homenagem. “Agradeço muito, de coração, em nome de toda minha família, pelo prestígio e pela homenagem ao meu filho”, afirmou.

Texto e fotos: Guilherme Arnaud
#SESITEC