SESI-RN inaugura em Alexandria a SESITEC Professor Expedito Cipriano de Almeida

23/10/2023   13h25

 

O Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN) inaugurou a SESITEC Professor Expedito Cipriano de Almeida, no município de Alexandria, na manhã desta segunda-feira (23). O equipamento dispõe de ambientes de criação, acesso a ferramentas inovadoras, a conhecimentos em Ciências e Tecnologia e pretende impulsionar a educação da cidade.

 

A entrega do equipamento ao município contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e do Conselho Regional do SESI-RN, Amaro Sales de Araújo, acompanhado do superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins.

 

“Fico muito feliz em poder levar um pouco da indústria do Rio Grande do Norte para o povo potiguar. Precisamos mudar a história do nosso estado e esse equipamento vai formar cidadãos pensantes e interessados em participar dessa mudança”, declarou Amaro Sales.

“O SESI traz felicidade e muito conhecimento para o povo de Alexandria com esse equipamento”, completa o presidente da FIERN e do Conselho do SESI-RN.

 

A prefeita de Alexandria, Jeane Carlina Saraiva de Sá, participou da entrega da SESITEC e agradeceu ao SESI-RN por presentear a cidade com a unidade. “Agradeço muito ao presidente Amaro Sales por escolher nossa cidade para receber essa bela obra, que será de grande serventia para os jovens alexandrienses”, declarou.

 

O sobrinho do professor Expedito, Francisco Marcolino Neto, discursou em nome da família do homenageado. “Ele tinha muito amor por essa cidade e fez muito pela educação do povo alexandriense. Onde estiver, ele pode ver seus amigos e familiares e parte importante da sociedade alexandriense, que estão prestigiando essa honrosa homenagem”, afirmou.

 

Sobre a SESITEC

Idealizado pelo Departamento Nacional do SESI em conjunto com o Departamento Regional do SESI-RN, a SESITEC foi definida como o novo formato das Indústrias do Conhecimento, programa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que levou informação e cultura a todos os estados brasileiros. O novo modelo vai estimular a ‘cultura maker’ nas localidades onde forem instaladas.

 

As inaugurações das bibliotecas multimaker fazem parte das comemorações dos 70 anos da Federação das Indústrias, com a instalação de unidades em diversas cidades do estado desde o início de junho.

 

 

O homenageado

A SESITEC de Alexandria leva o nome de Expedito Cipriano de Almeida. Ele nasceu no Sitio Ilha, na zona rural de Alexandria, em 13 de abril de 1934, sendo o sexto de uma prole de 13 filhos de José Cipriano Maniçoba e Maria Tiburcia de Almeida. Iniciou seus estudos na antiga escola do professor Erasmo e, após a conclusão do curso, retornou à comunidade onde funda a escola Humberto de Campos, lecionando por vários anos.

 

No ano de 1977, estabeleceu residência definitiva em Alexandria, onde começa a lecionar nas escolas municipais e estaduais. Em 1981, assume a direção da Escola Cenecista de 1º Grau Dr. Gregório de Paiva, ligada à rede CENEC (Campanha Nacional da Escolas da Comunidade) e, em 1983, a convite do então prefeito Waldemar de Sousa Veras, assumiu também a Secretaria Municipal de Educação, onde permaneceu até 1988. Na gestão do prefeito Nei Moacir Rossato de Medeiros, assumiu a direção do Programa de Assistência às Escolas Municipais (PAEM). Em 1997, a escola onde ensinava foi municipalizada, passando a ser chamada de Escola Municipal Dr. Gregório de Paiva, onde ele ainda permaneceu no cargo de diretor até ano de 1998 – função que exercia com prazer, pois, segundo ele, “ali se preparava as crianças para o seu crescimento profissional e intelectual”.

 

Nesse interim, em 28 de julho 1990, Expedito casou com a Professora Maria Wilany de Lima. Além do excepcional trabalho pela educação, ainda foi um dos fundadores do Rotary Club de Alexandria e da Loja Maçônica Manoel de Sousa nº 8. Também foi membro ativo da Igreja Católica, chefe do Grupo de Escoteiros Antônio Arnaud, presidente das associações dos moradores do Sítio Ilha e, por três vezes, nomeado Juiz de Paz. Já aposentado, o Professor Expedito Cipriano de Almeida faleceu no dia 21 de novembro de 2020, deixando a referida contribuição ao município de Alexandria.

 

 

Texto e fotos: Guilherme Arnaud