O Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN) lança uma nova iniciativa cultural voltada para as indústrias potiguares: a formação de corais com os trabalhadores de empresas industriais. O projeto, que acontecerá de forma gratuita, entre setembro e outubro deste ano, visa promover o sentimento de pertencimento, fortalecer laços entre os funcionários e transformar o ambiente de trabalho com o enriquecimento cultural.
A dinâmica do projeto envolve a realização de seis encontros em cada empresa participante, com uma hora de duração cada. O SESI-RN ficará responsável por fornecer o professor e o material didático necessário para as aulas, já as indústrias interessadas devem divulgar internamente a oportunidade e disponibilizar uma sala para a realização das atividades.
O objetivo é abranger 10 indústrias, que podem ou não estarem associadas à Federação nesta fase inicial, e conta com a participação dos professores de música Edyvania Almeida, violinista, e Franz Barreto, cantor lírico. De acordo com a gerente executiva de Cultura do SESI-RN, Valéria Marinho, a iniciativa deve ser ampliada nas próximas edições.
No mesmo período, o SESI desenvolve também o projeto de apresentação de um sexteto musical, com profissionais da SESI Big Band dentro das empresas industriais. A iniciativa também ocorre de forma gratuita, com datas a partir da disponibilidade de cada indústria e tem o objetivo de chegar em seis indústrias.
Ambos os projetos devem ocorrer em todas as regiões do estado e aproximar cada vez mais o SESI de empresas industriais do RN. “Mais uma vez o SESI se aproxima da indústria do nosso estado através da cultura, complementando as ações de saúde e segurança do trabalho. Eu não tenho dúvida que esse projeto permitirá no médio e longo prazo que possamos criar um grande coral com trabalhadores da indústria, a razão de existirmos”, destaca o superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins.
O superintendente ressalta ainda que tem boas expectativas com relação ao projeto, pensado para expandir a atuação da instituição para além da Educação e Saúde e Segurança no Trabalho (SST). “A expectativa é boa, a aceitação está sendo bem positiva com relação a esse projeto. É mais uma das ferramentas que a área de cultura vai colocar à disposição das indústrias do RN. Trabalhadores, seus dependentes, para que a gente possa cada vez mais engrandecer o nome do SESI e cumprir a nossa missão funcional”, completa.
Valéria Marinho comenta que também é objetivo do projeto promover integração e momentos de lazer dentro das empresas, como um momento de formação dos colaboradores. “Esta é uma forma de entretenimento, mas também de integração e de formação”, disse. “Isso é muito importante para a empresa porque há essa troca entre os colaboradores. O nosso propósito é tornar o clima de trabalho mais simpático, mais agradável e mais leve”, finaliza.
SESI Cultura
A iniciativa faz parte do SESI Cultura, que promove uma série de atividades voltadas para trabalhadores das indústrias e a comunidade, envolvendo jovens, crianças e adultos em uma vasta programação cultural.
Dentro do projeto também está inserido o SESI Formando Talentos, com ações de formação, oferecendo oficinas de artes cênicas (teatro, dança, arte circense e construções de bonecos mamulengo) e música para crianças, jovens e adultos, além de formações em artesanato para jovens e adultos.
As ações de formação em artes ocuparão três territórios distintos: Escolas do SESI (São Gonçalo do Amarante, Mossoró e Macau); SESI Solar Bela Vista e a comunidade da Rocas, na capital.
Para mais informações, favor entrar em contato pelo telefone 3220-0465 ou e-mail sesicultura2024@gmail.com
Texto: Líria Paz