SESI-RN oferece Programas Legais em Saúde e Segurança do Trabalho

23/01/2023   12h32

 

O ano de 2023 começou e o Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN) está com um leque der serviços disponíveis para as empresas na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). São os chamados Programas Legais voltados à saúde e segurança do trabalhador com medidas educativas, preventivas e de conscientização.

 

Entre eles, estão o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Programa de Conservação Auditiva (PCA) e o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), que apontam a eliminação ou neutralização dos riscos existentes no ambiente de trabalho, tais como físicos, químicos e biológicos, acidente e ergonômico.

 

A enfermeira do Trabalho do SESI-RN Érica Zurana explica que o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é um documento elaborado pelo médico do trabalho com o intuito de proteger e preservar a saúde dos trabalhadores. “A vantagem do PCMSO é monitorar a saúde dos trabalhadores, identificar e avaliar doenças ocupacionais, acompanhar a situação vacinal dos colaboradores, dentre outras ações”, diz.

 

Já o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é um documento emitido por um médico examinador, após exame clínico, que consta aptidão ou não para exercer determinada função. Erica Zurana destaca que o ASO permite “identificar situações de agravo à saúde do trabalhador, reduzir o número de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais”.

 

Sobre o Programa de Conservação Auditiva (PCA), a fonoaudióloga do SESI-RN, Leila Bittencourt explica que são ações planejadas que visam prevenir, identificar e estabilizar as perdas auditivas ocupacionais. “Permite melhorar a qualidade de vida do trabalhador, adequar a empresa às exigências legais”, afirma. Pode ter acesso a esse serviço qualquer empresa que tenha colaboradores expostos a níveis de pressão sonora elevados.

 

A engenheira de Segurança do Trabalho SESI-RN, Eloisa Pereira Mauricio Tavares dá destaque ao Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Ela detalha que se trata da materialização do processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (por meio de documentos físicos ou por sistema eletrônico), visando à melhoria contínua das condições da exposição dos trabalhadores por meio de ações multidisciplinares e sistematizadas.

 

“O PGR permite a redução dos acidentes de trabalho; aumento de produtividade, com redução de perdas de horas trabalhadas; redução de custos com indenizações; e ambientes seguros e salubres”, enfatiza a engenheira.

 

O SESI-RN oferece diversos serviços na área de Saúde e Segurança do Trabalho, dentre os quais estes Programas Legais. Podem ter acesso aos serviços todos os empregadores quem mantenham trabalhadores como empregados (CLT).

 

Para contratar os serviços é preciso entrar em contato com os agentes de mercado do SESI-RN pelos telefones: SESI Clínica Mossoró (84) 3317-1575 e SESI Clínica Natal (84) 3220-0455