SESI-RN participa de 5º Encontro anual da Rede Nacional de Ciência para Educação

22/11/2022   12h42

 

A gerente de educação do SESI-RN, Karenine Medina, participou do 5º Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE), realizado no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, no período de 17 a 19 desse mês. O evento reuniu educadores, cientistas e estudantes interessados na área de ciência para educação.

 

“Foi uma experiência importante participar do evento que contou com debate e compartilhamento de práticas de estímulo ao pensamento crítico e à inovação na educação. No contexto atual, é preciso pensar a educação para além das ferramentas tecnológicas e trabalhar o pensamento crítico como possibilidade de solução de problemas. E este é um diferencial na educação das Escolas do SESI”, disse Karenine.

 

A palestra de abertura do evento foi ministrada pelo Neurocientista, professor do Collège de France e diretor da Unidade de Neuroimagem Cognitiva do Instituto Nacional de Saúde e da Pesquisa Médica da França, Stanislas Dehaene, com o tema ‘Como aprendemos: os quatro pilares da aprendizagem eficiente’.

 

Já a palestra de encerramento ficou a cargo da pesquisadora do CONICET que combina pesquisa com educação e extensão, Andrea P. Goldin. Ela abordou o tema ‘Como as atividades de sala de aula podem estimular a cognição’, destinada a professores e cientistas e abordou como professores dos ensinos infantil e fundamental podem incluir pequenas mudanças em suas atividades corriqueiras de sala de aula para proporcionar às crianças também uma oportunidade de estimulação cognitiva.

 

Rede CpE
Criada em 2014, a Rede CpE tem por objetivo integrar esforços dos vários laboratórios e pesquisadores do Brasil, de qualquer especialidade, cujo trabalho possa ser aplicado à educação.

 

A Rede CpE tem como parceiros especiais o Instituto Ayrton Senna, Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, a Somos Educação e o Serviço Social da Indústria, bem como apoiadores o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, a Embrapii, o Museu do Amanhã, a Academia Brasileira de Ciências, o Instituto Ciência Hoje e a Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.