A gerente executiva de Saúde e Segurança na Indústria (SSI) do SESI-RN, Maria Alice Soares de Carvalho, e a enfermeira do SESI-RN Erica Zurana participaram do Encontro Nacional de Avaliação de Saúde e Segurança do Trabalhador da Indústria (ASSTI), realizado no período de 7 a 9 do novembro, em Brasília/DF. O encontro tem como finalidade capacitar os gestores regionais, tendo em vista que o Serviço Social da Indústria desenvolveu com rigor técnico-científico o Sistema ASSTI, para apoiar empresas a transformar as ações de promoção da saúde e segurança do trabalho em resultado e crescimento.
De acordo com Maria Alice, o Sistema traz uma metodologia robusta visando gerar maior eficiência na gestão das ações que impactam o que mais importa: a saúde e a segurança dos seus trabalhadores. A gerente explica que o ASSTI é uma avaliação de saldo de segurança do trabalho que utiliza um serviço consultivo, e traz muita clareza nas informações para ser mais assertiva nas tomadas de decisões estratégicas, de acordo com as análises dos indicadores que foram verificados junto aos trabalhadores utilizando o diagnóstico, a ferramenta ASSTI.
“Com a aplicação do sistema ASSTI nós temos a possibilidade de uma melhor intervenção mais adequada às indústrias que passam pelo diagnóstico. Então, ela vai ter um objetivo de subsidiar o planejamento dos programas e serviços para o cliente, onde nós vamos oferecer o que realmente eles precisam, o que realmente foi detectado junto aos trabalhadores. E os trabalhadores recebem a devolutiva do diagnóstico. Ele vê que ele precisa ter um olhar mais cuidadoso, onde ele precisa ter alguma intervenção”, detalha.
O encontro tratou de temas como Posicionamento do ASSTI na estratégia Sesi Viva +, ESG; Modelo de negócio; Macroprocesso de Avaliação da ASSTI (histórico, novo caderno técnico, novo instrumento, etapas do macroprocesso, novos indicadores e índices gerados); Inovações tecnológicas (product discovery, piloto, jornada do usuário, sistema de gestão, chatbot, relatório do trabalhador e dashboards); Comunicação, ativação e sensibilização das empresas e dos trabalhadores; Sistema de gestão (cadastro, edição e deleção de usuário e cadastro, edição e deleção de atendimento); Possibilidades de estudos com a base de dados do ASSTI; e como será feito o suporte aos departamentos regionais.
O Sistema ASSTI permite que aconteça a sincronização dos resultados de forma automática, de acordo com as coletas em ‘dashboard’, e entrar de forma interativa junto com as ferramentas, que é o SESI Viva Mais, onde as empresas têm acesso e podem fazer esse acompanhamento. “C’om os indicadores realizando essa análise, nós temos visões bem específicas da empresa, contribuindo para o planejamento de ações assertivas, de acordo com o que foi detectado junto a esses trabalhadores. E a empresa tem mais resultado nesse plano de ação, onde nós vamos realizar ações, serviços, no qual terá um impacto mais considerável”, acrescenta Alice.
Avaliação de Saúde e Segurança do Trabalhador da Indústria (ASSTI)
ASSTI é o documento que estabelece as orientações técnicas de um macroprocesso essencial a gestão de iniciativas em Saúde e Segurança realizadas no âmbito das empresas do setor industrial. A avaliação é feita através de perguntas direcionadas ao trabalhador, onde avalia a sua percepção sob aspectos relacionados às seguintes dimensões: Demográfica; Estilo de vida; Morbidade e percepção de saúde; Produtividade; Estresse; e Segurança no trabalho.
As avaliações geram três indicadores que são: Índice de Produtividade; Índice Geral de Estilo de Vida; e Índice de Percepção de Saúde e Segurança no Trabalho. O resultado do diagnóstico auxilia as empresas a reconhecer seu público interno e propor ações e medidas mais assertivas para saúde e segurança e promoção da saúde do trabalhador.