SESI-RN participa, em parceria com TRT-RN, da Campanha Abril Verde sobre Saúde e Segurança do Trabalho

3/04/2023   12h22

O Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte participa, neste mês, das ações do Grupo de Trabalho Interinstitucional RN (GETRIN) que vai realizar a campanha Abril Verde, com o lema ‘Juntos pela Saúde e Segurança do Trabalhador’. As ações, do SESI-RN e demais instituições, começam a partir do lançamento da campanha Abril Verde de 2023, que acontece nesta terça-feira, dia 4 de abril, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (RN).

A campanha conscientiza empregadores e empregados sobre a segurança no ambiente de trabalho. A data é comemorada no dia 28 e seu símbolo é um laço da mesma cor. “No que se refere ao SESI-RN, as ações acontecerão durante todo o mês e serão in loco, dentro das empresas”, explica a gerente executiva de SSI-SESI-RN, Maria Alice Soares de Carvalho.

O Abril Verde está inserido também no Programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

O Serviço Social da Indústria vai atuar diretamente nas indústrias de Natal, Grande Natal e nos municípios onde o Sistema FIERN tem atuação. Em Natal, as ações já começam, neste dia 4, e outras atividades estão sendo planejadas para o interior do estado.

Entre elas estão a Blitz da Segurança no Trabalho. “Nesta ação, um técnico vai até a empresa verificar documentação, maquinário, EPI e faz um relatório e entrega para indústria realizar ajustes se necessários”, explica. Também haverá a Blitz Ergonômica. “Nesse caso, um profissional vai até a sala ou galpão de produção do ambiente do trabalho, nas empresas, e observa condições de trabalho e encaminha sugestões”, complementa a gerente Alice.

Além das Blitz, está prevista a realização da palestra “Saúde Mental do Trabalhador, prevenindo acidentes e promovendo cuidados”, que será realizada nas empresas pela psicóloga do SESI-RN, Bruna Monique Monte Fernandes.

Prédios serão iluminados de verde
O evento de lançamento realizado pelo TRT-RN – na OAB-RN – está previsto para iniciar na terça (4), às 17h, com uma palestra do técnico de segurança do trabalho e criador da campanha, Nivaldo Barbosa. No final, as instituições parceiras vão iluminar suas fachadas com as luzes verdes. Serão iluminados os prédios do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª (TRT-RN), da OAB-RN, CREA-RN, da Fiern, do SESI-RN, do Sesc, Palácio Felipe Camarão (sede da Prefeitura de Natal) e da Secretaria Estadual de Saúde.

Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin)
No Rio Grande do Norte, fazem parte do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) que encampa o Abril Verde, além do o Serviço Social da Indústria (SESI), o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), o Ministério Público do Trabalho do RN (MPT-RN), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN), o Serviço Social do Comércio (Sesc), assim como associações e sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RN), Associação dos Engenheiros da Segurança do Trabalho (Aest), Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest-RN), Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest) e Associação Norte-rio-grandense dos Advogados Trabalhistas (Anatra).