SESI-RN realiza workshop de Saúde e Segurança do Trabalho na Casa da Indústria

26/04/2024   14h58

O Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN) reuniu empresários e colaboradores de empresas potiguares para um debate construtivo no Workshop de Saúde e Segurança do Trabalho, na noite dessa quinta-feira (25), na Casa da Indústria. O evento teve apresentações sobre saúde mental no trabalho e eventos da ferramenta eSocial.

O workshop contou com as palestras “Estresse ocupacional e burnout: saúde mental em pauta”, proferida pela psicóloga Bruna Monique, do SESI-RN; e “SST no eSocial: implicações legais e suas consequências”, apresentada pela engenheira de segurança no trabalho do SESI-RN, Eloísa Tavares. Também houve descontração com a intervenção de ginástica laboral liderada pela educadora física do SESI-RN, Sanzia Medeiros, além de massoterapia na entrada do evento.

De acordo com a gerente de Saúde e Segurança da Indústria do SESI-RN, Alice Soares, o evento é o primeiro passo para um calendário que vai abordar a saúde ocupacional ao longo de 2024. “O workshop surgiu da ideia de aproximar ainda mais o SESI-RN às equipes das indústrias potiguares, entendendo as demandas e oferecendo as soluções na área de saúde e segurança do trabalho”, afirma.

“Temos o planejamento de realizar novos encontros com as empresas para ter um contato contínuo e lançar mão do portfólio de serviços e ações do SESI-RN para atender as empresas”, acrescenta Alice.

Também prestigiaram o evento o superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins; o diretor de operações do SESI-RN, Jaime Mariz; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRC-RN), Anílson Gomes; e a diretora institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (CREA-RN), Valéria Pereira.

Saúde mental no trabalho e eventos de SST no eSocial

A psicóloga Bruna Monique abriu a noite de palestras falando sobre a relação entre saúde mental e trabalho. “Infelizmente os afastamentos por questões de saúde mental têm sido crescentes. O trabalhador precisa se conscientizar dos próprios limites e saber que a saúde mental é importante, como também os empregadores têm que levar essas condições em consideração”, destaca.

Em seguida, a engenheira de Segurança do Trabalho Eloísa Tavares falou sobre o histórico e o panorama atual do eSocial, ferramenta informatizada que permite a comunicação ao governo federal sobre vínculos empregatícios, contribuições previdenciárias, folhas de pagamento, acidente de trabalho, avisos prévios, escriturações fiscais, além de informações sobre o FGTS.

“O eSocial foi bastante simplificado ao longo do tempo. Atualmente, na área de SST, temos basicamente três eventos na ferramenta, referentes a comunicação de acidentes, atestados de saúde ocupacional e de condições ambientais de trabalho. É muito importante a atualização desses dados para que as empresas possam identificar riscos e tenham garantias legais”, aponta Tavares.

Texto e fotos: Guilherme Arnaud