O Sindicato das Indústrias de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do Rio Grande do Norte (SICRAMIRN) concluiu, nesta terça-feira (24), a capacitação em Boas Práticas de Fabricação (BPF), voltada a gestores e responsáveis técnicos de empresas de água mineral do estado. A iniciativa integra o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), promovido pelo Sindicato em parceria com o SENAI-RN.
Com foco na segurança alimentar, a capacitação envolveu tanto a formação de gestores e colaboradores quanto a avaliação dos processos produtivos das empresas. As atividades foram realizadas no Auditório Joaquim Victor de Holanda, na Casa da Indústria, em Natal, com consultorias ministradas por Aureliano Miranda, Andreia Amaral e Mozart Dantas, do setor de Alimentos do SENAI-RN.
O presidente do SICRAMIRN, Joafran Nobre, destacou a importância da ação.“Essa etapa é muito importante para o treinamento e atualização em relação à legislação e aos procedimentos utilizados pelas empresas, com foco na garantia da qualidade dos alimentos”, afirmou.
Ele adiantou que o Sindicato planeja dar continuidade ao trabalho de qualificação. “A ideia é seguir, em parceria com o SENAI-RN, com novas ações de atualização, tanto para os responsáveis técnicos quanto para os empresários. Queremos ampliar esse esforço, incluindo outras indústrias de bebidas, como refrigerantes e demais segmentos que fazem parte do SICRAMIRN”, completou.
A programação contou ainda com a presença da auditora fiscal da Vigilância Sanitária Estadual, Ádla Lorena, e do subcoordenador de Vigilância Sanitária, Thiago Raulino. Ádla explicou que a participação da Vigilância teve o objetivo de reforçar pontos críticos observados nas fiscalizações e orientar sobre adequações necessárias.
“Sabemos que os participantes já têm conhecimento das boas práticas, então trouxemos um olhar mais prático, com base nos principais desafios enfrentados pelas empresas no cumprimento da legislação. Nosso foco foi mostrar os riscos associados às não conformidades e a importância de ofertar um produto seguro ao consumidor. Iniciativas como essa, lideradas pelo Sindicato e com apoio do SENAI, contribuem muito para a qualificação dos profissionais e facilitam também o trabalho da fiscalização, à medida que encontramos empresas mais preparadas e comprometidas com a segurança alimentar”, avaliou.
A chefe de Fiscalização do Conselho Regional de Química da 15ª Região (CRQ-RN), Patrícia Guimarães, também reforçou a relevância da capacitação. “Essa iniciativa fortalece a atuação dos responsáveis técnicos da área da Química, que são essenciais para garantir qualidade e competitividade. A integração entre empresários e profissionais técnicos é fundamental para um produto final seguro e com padrão de excelência. Água é um bem essencial, e ações como essa são um avanço importante para o setor e para a sociedade”, destacou.
Confira a cobertura do primeiro dia em: https://www.fiern.org.br/sicramirn-capacitacao-destaca-qualidade-e-seguranca-da-industria-de-agua-mineral-rn/