Um dos vice-presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Silvio Torquato Fernandes foi nomeado como titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). O industrial até então ocupava, na SEDEC, o cargo de secretário adjunto e assume a pasta após Jaime Calado se desincompatibilizar para disputar a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante em outubro. Esta é a segunda vez que Silvio Torquato assume a titularidade da Secretaria de Desenvolvimento na gestão da governadora Fátima Bezerra.
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destacou que a nomeação é importante para o desenvolvimento do RN. “Ficamos felizes com a indicação da governadora do nome de Sílvio Torquato, vice-presidente desta Casa e que tem uma história, uma experiência na SEDEC e conhece o estado do Rio Grande do Norte e conhece a Federação. Então, o nome do secretário é bem-vindo. Por isso, quero parabenizá-lo e desejar sucesso”, disse.
O diálogo será fundamental para o desenvolvimento de novos projetos, complementa Serquiz. “A Federação estará nesse diálogo permanente com o Estado, que seja existe, mas agora com uma pessoa mais próxima e por isso vamos poder construir propostas e levar ações para que tenhamos resultados com maior celeridade, como pede a indústria do RN”.
O secretário e um dos vice-presidentes da Federação diz que assume o papel com a responsabilidade de fomentar a economia do estado. “Estou assumindo a secretaria com o sentimento de responsabilidade de suceder a Jaime Calado e quero dizer que espero cumprir o papel designado. Sinto-me honrado e espero contar com a parceria da FIERN que é tão importante e com a qual conto há tanto tempo”, disse.
Torquato menciona ainda a importância da FIERN para a realização de projetos voltados para as energias renováveis através do SENAI-RN. “A Federação tem um protagonismo forte no principal projeto do RN, atualmente, que é o do Porto-Indústria Verde. Este é um projeto de estado e não de governo, que irá beneficiar definitivamente o RN”, completa.
Parceiro da indústria potiguar, Silvio Torquato é um dos defensores do setor e tem dado forte contribuição ao crescimento da economia potiguar. Na sua carreira pública, atuou no Banco do Nordeste, onde dirigiu o Programa de Apoio às Exportações do Rio Grande do Norte. Também atuou como delegado regional na Superintendência Nacional da Marinha Mercante.
O secretário de Desenvolvimento também participou de diversos conselhos, entre eles o de Administração da Companhia Potiguar de Gás (Potigás); o Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN); Conselho da Qualipan – controle de qualidade de pães; Conselho Estadual do Emprego do RN (CESEM); Conselho Administrativo da Agência de Fomento do Estado (AGN); e o Conselho de Desenvolvimento Econômico do RN (CDE).
Na iniciativa privada, presidiu a Associação das Empresas dos Polos Industriais do Rio Grande do Norte (Aspim); foi presidente, vice-presidente e delegado junto à FIERN no Sindicato das Indústrias de Sorvetes do RN (SindSorvete) e compõe a atual diretoria da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), como vice-presidente.
Natural de Pau dos Ferros (RN) e formado em Economia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) Silvio Torquato já atuou em diversas empresas, entre elas a Multipack Embalagens; Rádio Centenária de Caraúbas; na Ultrama e na Jessé Freire Agro, ambas revendedoras de Tratores Massey Ferguson; Guarauto, revendedores de caminhões Fiat diesel; Alimenta, boutique de carnes e alimentação industrial; Acauã Veículos, revendedora Ford no RN.
Foto: Sandro Menezes