O presidente do Sindicato das Indústrias da Extração de Metais Básicos e de Minerais Não Metálicos do RN (SINDIMINERAIS-RN), Mário Tavares, e o presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica Vermelha para Construção do RN (SINDICER-RN), Carlos Vinícius Aragão, marcaram presença no XIX Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, nesta quarta-feira (28), em Currais Novos.
Eles compuseram o painel que abordou a “Visão do Setor Privado da Política Pública Mineral do Estado RN”, junto a Daniel Penteado, consultor executivo do Sindicato da Indústria de Cerveja, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do RN (SICRAMIRN); João Leal, diretor da Armil Mineração do Nordeste; e Renato Fernandes, diretor do Sindicato da Indústria de Moagem e Refino de Sal (Simorsal-RN).
Mário Tavares destaca que o evento tem o foco nos pequenos e médios produtores, que correspondem ao perfil do setor no estado. “Temos uma diversidade mineral muito grande, mas com depósitos de pequeno porte. Por isso, nossas condições são ideais para as empresas de pequeno e médio porte”, comenta. “O objetivo do seminário é justamente unir esforços para desenvolver esse setor tão importante para nossa economia”, completa o presidente do SINDIMINERAIS.
No painel, Vinícius Aragão falou sobre a evolução e tendências na indústria de cerâmica vermelha, apontando o setor como solução ambiental ao reutilizar biomassa como combustível para os fornos. “A indústria de cerâmica vermelha do RN e seus produtos foram se modernizando ao longo do tempo, acompanhando as necessidades da sociedade, e hoje temos uma produção de alto teor tecnológico e produtos igualmente avançados para as edificações e arquitetura do nosso tempo”, ressalta o presidente do SINDICER.
Já o consultor executivo do SICRAMIRN, Daniel Penteado, falou sobre conquistas históricas do arranjo produtivo local das águas minerais potiguares, apontando que a cooperação entre empresas e instituições é fundamental para o bom funcionamento do setor e enriquecimento da competitividade.
Com o tema “O Ensino, a Pesquisa e a Extensão Tecnológica para o Fortalecimento dos APL de Base Mineral e da Economia Regional”, o XIX Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral é realizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SEDEC), com apoio da FIERN, SINDIMINERAIS-RN, SINDICER-RN, SICRAMIRN e outras instituições e empresas. O evento reúne pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, empresários e representantes do Poder Público para palestras, exposições, mesas redondas, seminários, visitas técnicas e oficinas relacionados ao tema. O empresário Vargas Soliz, diretor do SINDICER, também participou do evento.
Confira o painel “Visão do Setor Privado da Política Pública Mineral do Estado RN” na íntegra através do link: https://www.youtube.com/live/_LVRRnfxnig?si=glougoS_2MEGHyql
Texto: Guilherme Arnaud