Sindimóveis-RN terá ‘Sala de Negócios’ na Casa da Indústria para fomento do setor

16/05/2023   11h12

Uma iniciativa inovadora, que pretende fomentar e prospectar negócios para as empresas filiadas ao Sindicato da Indústria de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias do Estado do Rio Grande do Norte (Sindimóveis/RN) está sendo montada, com previsão para inauguração em junho deste ano, na Casa da Indústria. Trata-se da ‘Sala de Negócios’, idealizada pelo presidente do sindicato Ney Robson Alves, com o apoio do Espaço Empresarial da FIERN.

“Esta sala será uma célula de negócios, um ‘show room’ que servirá a todos os filiados do sindicato e à sociedade potiguar”, explica Ney Alves.

Com 34 anos de atuação no Rio Grande do Norte e 40 empresas filiadas, o sindicato está sob a gestão de Ney Robson e sua diretoria eleita há um ano. Depois de assumir, ele trabalhou junto com o Espaço Empresarial da FIERN em um Plano de Ação para o segmento e, com amplo conhecimento do segmento, procurou ter uma visão diferenciada para valorizar o produto do segmento moveleiro.

“Minha visão seria em transformar a nossa sala, de um simples escritório, em uma sala de negócios. Como se fosse um show room coletivo. Uma cela de negócios, aonde os filiados possam trazer o cliente para um atendimento especializado. Com isso nós vamos ter um melhor olhar do filiado e do produto final, do que ele vai receber no contexto de todo atendimento”, destaca.

De acordo com o presidente do Sindimóveis, em geral, os filiados não têm um local como ‘show room’ onde possam mostrar o produto e, com isso, qualificar o atendimento para o cliente. Normalmente, isso é feito em local público.

“Diante disso, tivemos essa ideia de que a entidade máxima do segmento moveleiro teria uma sala preparada para o atendimento, onde nela conteria todos os elementos, e, provavelmente terá, dentro de um projeto arquitetônico, terá placa, metalon, design, terá o madeirado com as cores, para o cliente sentir, tocar. Será criada uma atmosfera desde a chegada, desde onde é localizada a sala do Sindimóveis. Então o cliente virá com o olhar mais positivo para valorizar o produto potiguar”, diz.

A analista de negócios do Espaço Empresarial da FIERN, Angélica Teixeira, explica que o Espaço Empresarial tem trabalhado para apoiar o associativismo e fortalecer os sindicatos. “Estamos assessorando o Sindimóveis no plano de ação 2023, em alguns eixos como por exemplo capacitação profissional, aprimoramento de gestão. Trabalhamos com alguns projetos, entre os quais está inserido a ‘Sala de Negócios’. Nosso trabalho inclui trazer parceiros que envolvem o Sistema Indústria e o Sebrae, além de outros, e fazer a defesa de interesse para o desenvolvimento da indústria potiguar”, diz Angélica.

De escritório a célula de negócios
A atual sala do sindicato localizada na Casa da Indústria, sede da federação, que normalmente funciona como escritório do presidente e diretoria do Sindimóveis ganhará uma finalidade a mais, passando a sediar a célula de negócios. “A gente preferiu transformar em algo maior, algo que possa agregar valor como produto final”, afirma Ney Alves.

O ponto onde o setor tem a maior reclamação, por parte do empresariado, segundo o presidente, é o fato de que o produto potiguar é bom, mas na hora de passar para o cliente os valores, não conseguem passar o valor real que o produto vale.

“Quando os clientes vão a uma loja modulada de franquia no sul do Brasil, eles pagam muito mais caro, talvez pela atmosfera positiva que encontram lá. Essa é a aposta do sindicato, trazer o cliente, junto com o filiado, numa atmosfera mais apropriada para o nosso produto, e esperamos que no final, as negociações sejam respeitosas, que o produto tenha um valor agregado muito maior, e com isso, o nosso produto final seja muito mais valorizado’, enfatiza.

A perspectiva da inauguração é em junho deste ano. Neste período eles pretendem entregar a sala à sociedade de Natal. “É algo que nós vamos entregar não só ao afiliado, quem vai receber essa nova sala, essa nova proposta, esse novo projeto, é a sociedade de Natal’, diz o presidente.

A ‘Sala de Negócios’ vai funcionar por agendamento. Os filiados terão regras a seguir. A partir dos agendamentos eles poderão trazer os clientes na data e horários determinados. No local será disponibilizada televisão para apresentar projeto, frigobar e cafeteira para oferecer conforto ao cliente, além de toda atmosfera com os produtos para que eles possam tocar. De acordo com Ney, serão incluídos materiais de diversas áreas do setor, em mais de 90% do que é contemplado o projeto.

“Nós temos fábricas, hoje, que passam confiança para o nosso cliente. Nós entregamos produtos de ótima qualidade. Nós temos um parque de máquinas industriais bem elevadas, automatizadas, o investimento hoje em máquinas foi bem substancial. Eu digo à sociedade que confie em nosso produto, que vale a pena nos encomendar. Vale a pena entregar um projeto ao segmento moveleiro do Estado do Rio Grande do Norte, principalmente a uma empresa filiada”, diz o industrial.

Ele destaca ainda a importância do suporte maior ao cliente, que pode ser oferecido pela indústria moveleira local. “Caso haja qualquer divergência de entendimento a gente vai junto. Juntos, o sindicato para colaborar, os próprios filiados, um ajudando o outro. Então é muito mais confiável buscar uma empresa do segmento moveleiro, de uma empresa filiada ao sindicato. O cliente terá um produto de alta qualidade, e com essa aproximação o comprador estará investindo também no estado, gerando emprego, fazendo o dinheiro circular dentro do seu estado, e esse dinheiro volta para todos em benefícios”, conclui.