SINDIPESCA representa FIERN na posse da diretoria da Frente Parlamentar de Pesca e Aquicultura

13/04/2023   12h11

O presidente do Sindicato da Indústria de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (Sindipesca-RN), Gabriel Calzavara, representou a Federação das Indústrias do RN (FIERN) na solenidade de posse da diretoria da Frente Parlamentar de Pesca e Aquicultura, no Congresso Nacional, na última terça-feira (11), com participação do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. A nova diretoria, que conta com 211 deputados e senadores, tem o deputado Luiz Nishimori (PSD-PR) como presidente e mais 15 dirigentes, entre deputados e senadores, representando todas as regiões do Brasil.

Para Calzavara, “na perspectiva de fortalecer a gestão pública da Pesca e Aquicultura, a Frente Parlamentar será de fundamental importância para assegurar as condições necessárias ao Ministério da Pesca de cumprir sua função institucional de formular políticas públicas que apoiem o desenvolvimento sustentável da pesca brasileira”, afirma.

“A Frente é estratégica para o apoio político à consolidação do Ministério da Pesca, que foi recriado pelo atual governo, mas sem estrutura física, de pessoal e orçamento inexpressivo, além de ter atribuições usurpada pelo ministério do Meio Ambiente”, completa o presidente do Sindipesca-RN.

O presidente da Frente da Pesca ressaltou que a prioridade do grupo é apresentar uma agenda positiva como abertura de novos mercados, inclusão de pescados na merenda escolar, entre outros produtos do setor que serão prioridades dentro do Congresso Nacional. Segundo o parlamentar, é preciso que o Governo Federal veja o setor com a grandiosidade que ele realmente tem e merece. “Existem pautas urgentes que estão paradas no Congresso. Nossos esforços estarão concentrados em ouvir o setor e entender quais são as prioridades para o momento”, disse Nishimori.

Já o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, também participou da posse e celebrou a recriação da pasta nesta terceira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, elencando as necessidades do setor pesqueiro. “Eu estou cada vez mais convencido do acerto do presidente Lula em recriar o Ministério da Pesca e Aquicultura. Porque isso dá ao setor a importância que ele merece”, discursou.

A nova diretoria da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura é composta por:

Luiz Nishimori (PSD-PR)

Vice-Presidente

Nacional Silvio Costa Filho (Republicanos-PE)

Vice-Presidentes por Região

Norte: Dep. Celso Sabino (União-PA)
Sul: Dep. Alceu Moreira (MDB-RS)
Sudeste: Dep. Arnaldo Jardim (Cidadania-SP)
Nordeste: Dep. João Leão (Progressistas-BA)
Centro-Oeste: Dep. Marussa Boldrin (MDB-GO)

Vice-Presidentes por área temática

Aquicultura: Dep. Dilceu Sperafico (Progressistas-PR)