Sindipesca-RN se reúne com secretário de Tributação do RN para tratar de incentivos para embarcações pesqueiras

14/04/2023   12h10

O presidente do Sindicato da Indústria de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (Sindipesca-RN), Gabriel Calzavara, se reuniu com o Secretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, nessa quinta-feira (13), para tratar de incentivos ao óleo diesel usado como combustível nas embarcações pesqueiras do estado. O encontro também teve participação da diretora do Sindipesca-RN Rayana França.

Os incentivos são estabelecidos pelo Programa de Equalização do Preço do Diesel para Embarcações Pesqueiras, desenvolvido para ampliar o grau de competitividade dos barcos brasileiros que atuam em área internacional, onde o combustível revendido é mais barato do que no Brasil. “Foi uma reunião muito importante para mantermos o incentivo para o combustível dos barcos de pesca do Rio Grande do Norte, que representa grande parte do custo operacional da frota local”, explica Calzavara.

“É fundamental para a competitividade da frota atuneira do estado, que é uma das principais frotas produtoras e exportadoras do país, como também para não haver desequilíbrio com as frotas internacionais, uma vez que o combustível utilizado pelos barcos estrangeiros é bem mais barato”, completa o presidente do Sindipesca-RN, entidade filiada à Federação.

Pela sua relevância para economia, a indústria de pesca potiguar tem recebido o apoio do governo do estado para a manutenção e crescimento de suas atividades.

Para ter ideia da dimensão do setor no Rio Grande do Norte, na última década, as exportações do atum pescado vêm crescendo. Em 2021, o estado exportou 1,4 mil toneladas do peixe, com faturamento de US$ 14 milhões. Já em 2022, as exportações de peixe do Rio Grande do Norte totalizaram 3.866 toneladas movimentando US$ 33.325. Somente no primeiro trimestre de 2023, já foram exportadas 1.137 toneladas (US$ 9.7 milhões). Os dados são do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (CIN/FIERN).