SINDLEITE-RN reforça parceria com LABOLEITE da UFRN para fortalecer setor no Estado

30/08/2024   13h22

 

O presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (SINDLEITE-RN), Túlio Antônio Gurgel Veras, acompanhado pelo tesoureiro Teddy Pitta, visitou o Laboratório de Qualidade do Leite (LABOLEITE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na ocasião, foram recebidos pelo coordenador do LABOLEITE, professor Adriano Rangel, e equipe, formada por Emmanuella Araújo, Danielle Sales e Luís Lucena.

 

O encontro, na quarta-feira (22/08), teve como objetivo a aproximação entre o SINDLEITE e o LABOLEITE, com diálogo sobre a legislação e regulação da atividade de produção de leite e derivados, fortalecimento da cadeia produtiva no Estado, com foco na qualidade do produto do curral a gôndola.

 

Durante a visita, foram apresentados dados sobre as análises realizadas pelo laboratório ao longo do ano. O professor Adriano Rangel mostrou gráfico indicativo onde a indústria tem realizado um número de análises significativo. “Isso é bom para o setor, mostra um compromisso da indústria de laticínios do RN com seus clientes”, disse Veras.

 

Túlio Veras enfatizou a importância dessa parceria para o desenvolvimento do setor. “Todos os elos da cadeia produtiva precisam funcionar de forma isonômica. É fundamental que as entidades trabalhem no mesmo sentido, para fortalecer o setor como um todo”, afirmou.

 

O presidente do SINDLEITE convidou o professor Adriano Rangel para uma reunião a ser programada na Casa da Indústria com os associados do sindicato. A ideia é que ele apresente os serviços oferecidos pelo LABOLEITE, ressaltando a relevância do monitoramento da qualidade do leite e dos produtos lácteos para o crescimento sustentável da indústria local.

 

Outro ponto discutido foi a elaboração de uma rota para a coleta de amostras de leite em diferentes regiões do estado. A proposta visa viabilizar os custos desta logística para que produtores e indústrias tenha acesso aos serviços oferecidos pelo LABOLEITE.

 

“Vamos ampliar o diálogo com todos os envolvidos na atividade de processamento de leite. Essa visita reforça o compromisso do SINDLEITE RN em buscar parcerias estratégicas para promover a qualidade e competitividade dos produtos lácteos no Rio Grande do Norte”, concluiu Túlio Veras.