SINDUSCOM Mossoró e CREA-RN realizam ‘Treinamento CAO- Certidão de Acervo Operacional’

19/04/2024   14h43

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Mossoró-RN (SINDUSCON Mossoró), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN), realizou no dia 11 de abril o ‘Treinamento CAO- Certidão de Acervo Operacional’. O treinamento foi ministrado pelo Engenheiro Civil e assessor técnico e chefe de gabinete do CREA-RN, Kalazans Louzá. O evento especializado foi mais um oferecido de forma gratuita a todas as empresas associadas ao Sinduscon Mossoró.

De acordo com o presidente do SINDUSCON Mossoró, Pedro Escóssia, a CAO foi implementada para atender a nova lei de licitação.

“Pela nova lei número 14.133,00, as empresas precisam ter a certidão de acervo operacional, a CAO. Na lei antiga de licitação, número 8.666, só era necessário a Certidão de Atestado Técnico (CATE) e a do profissional, contudo, a certidão era mais genérica. Já a CAO é uma certidão específica, com muitos detalhes em informações técnicas prestadas pela empresa em uma determinada obra”, detalha Escóssia.

O industrial acrescenta que o SINDUSCOM solicitou a parceria da capacitação junto ao CREA-RN por ser uma novidade, para que as empresas pudessem entender como solicitar.

“É importante entender como solicitar, os prazos, o que o CREA está pedindo, para que as empresas possam se antecipar e não deixar para pedir apenas quando a licitação sair. Porque normalmente uma licitação, um pregão, em qualquer que seja ele, há um prazo de 30 dias para organizar a documentação, bem como a proposta de preço, e um dos itens é a CAO”, explica Pedro.

Ele informa que tem novidades no documento, tanto para os profissionais quanto para as empresas. “Precisa de um tempo maior. Então, a importância é justamente no sentido para que as empresas tomem conhecimento de como solicitar no CREA, tomem conhecimento do prazo para pode operacionalizar”, conclui o presidente do SINDUSCON Mossoró.

Texto: Jô Lopes –  Foto: Sinduscon Mossoró