Sinduscon Mossoró busca parcerias com Sebrae-RN para impulsionar o setor da construção civil

26/04/2024   15h23

Em busca de fortalecer o setor da construção civil na região Oeste, o Sindicato da Construção Civil de Mossoró/RN (Sinduscon Mossoró) se reuniu com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), na última quinta-feira (25). O encontro, que contou com a presença do presidente Pedro Escóssia, dos diretores do Sebrae-RN, João Hélio e Marcelo Toscano, e da gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial, Verônica Melo, teve como objetivo apresentar os projetos da entidade para este ano e buscar parcerias para sua implementação.

Um dos principais destaques da reunião foi a apresentação da Feira Imobiliária Sinduscon Mossoró, que será realizada no segundo semestre deste ano. O evento, que visa impulsionar o mercado imobiliário local, costuma contar com o apoio do Sebrae-RN. “Acreditamos que a feira será uma ótima oportunidade para as empresas do setor apresentarem seus produtos e serviços para a população”, afirma Pedro Escóssia, presidente do Sinduscon Mossoró.

Outro tema abordado na reunião foi a dificuldade com a mão de obra qualificada no setor da construção civil. De acordo com Escóssia, essa é uma preocupação que já vem de algum tempo e que se intensificou neste ano. “Para combater esse problema, estamos propondo a criação de um projeto piloto em parceria com o Sebrae-RN para a capacitação de mão de obra”, explica o presidente.

Além da Feira Imobiliária e do projeto de capacitação, o Sinduscon Mossoró também pretende realizar uma Assembleia para apresentar o Sebrae aos seus associados. “Acreditamos que o Sebrae pode ser um grande aliado para as empresas do setor, oferecendo diversos serviços que podem contribuir para o seu crescimento”, ressalta.

A reunião entre o Sinduscon Mossoró e o Sebrae-RN foi considerada um sucesso por ambas as partes. “Estamos confiantes de que essa parceria será muito benéfica para o setor da construção civil de Mossoró”, afirma Escóssia.

O executivo da unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN Guido Salvi ressalta a importância da reunião que contou com apresentação do Plano de Ação e propôs ações em conjunto com apoio do Sebrae. Ele explica que foram tratados temas como a cooperação e articulações junto ao IDEMA, para viabilizar o escritório do órgão, que já existe em Mossoró, para emissão de licenças de Construção Civil atendendo às empresas das cidades circunvizinhas que não precisariam se reportar a Natal, “poupando esforço, tempo e recurso”.

“Além disso, tratamos da articulação junto à Caixa Econômica Federal (CEF), para viabilizar uma unidade de medição de obras financiadas pela Caixa no RN, uma vez que hoje essa demanda é atendida por Recife e sempre atrasa; a formatação de um programa de formação profissional (pedreiro, mestre-de-obras, etc.) para a construção civil em conjunto com o Governo Federal, empresas, prefeitura e o SENAI. E, como o presidente falou, a realização, no 2º semestre, da 1ª Feira de Imóveis Habitacionais das empresas de construção civil de Mossoró”, detalha Salvi.

O Sindicato da Construção Civil de Mossoró/RN (Sinduscon Mossoró) é uma entidade que representa os interesses das empresas do setor da construção civil na região. A entidade oferece diversos serviços para seus associados, como assessoria jurídica, cursos de capacitação e eventos.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN) é uma entidade que oferece serviços de apoio para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do Brasil e Rio Grande do Norte. O Sebrae oferece diversos serviços, como consultoria, cursos de capacitação e eventos.

Texto: Jô Lopes – Edição: Sara Vasconcelos – Fotos: Sebrae