Sinduscon Mossoró realiza curso de impermeabilização em edificações para profissionais da construção civil

30/04/2024   10h22

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Mossoró (SINDUSCON) promoverá, entre os dias 3 e 5 de maio de 2024, o curso “Impermeabilização em Edificações: Projetos – Materiais – Execução”. Com 40 vagas disponíveis, o curso ocorrerá no Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) em Mossoró, com a intenção de fornecer conhecimentos essenciais sobre impermeabilização para profissionais da área de construção civil.

O curso terá uma carga horária total de 20 horas, abordando diversos tópicos importantes relacionados ao tema, tais como a importância do processo, projeto de impermeabilização, materiais utilizados, sistemas especiais, normas, selantes e vernizes. Também serão discutidas as patologias mais comuns encontradas nesse tipo de trabalho.

O presidente do SINDUSCON Mossoró, Pedro Escóssia, detalha que a finalidade da formação é ampliar a quantidade de profissionais qualificados no mercado local, contribuindo assim para o avanço da construção civil na região. “O objetivo é capacitar os engenheiros das empresas associadas para que possam oferecer esse serviço de impermeabilização. Dessa forma, os engenheiros de campo terão o conhecimento necessário sobre a técnica, visando garantir obras de maior qualidade e responsabilidade”, disse.

Ele complementa dizendo que o curso partiu de uma demanda do mercado local. “Há dois meses começou uma discussão em um grupo de colegas engenheiros sobre a grande dificuldade de profissionais que entendem sobre impermeabilização. Então, nós levamos essa demanda do mercado para dentro do sindicato e para as empresas associadas. A maioria confirmou que tinham problemas em suas empresas, em suas obras, com a falta de conhecimento técnico para o item de impermeabilização”, complementa.

Pedro Escóssia diz ainda que o curso é importante para os profissionais que atuam na área conhecerem as particularidades da área. “Esse é um item de grande importância na obra, porque se você não tratar cada área com as suas especificidades, podem surgir patologias em diversas partes, como fachadas, pisos, fundações, piscinas, áreas cobertas e descobertas. Portanto, é essencial aplicar diferentes tratamentos de impermeabilização, utilizando produtos e técnicas específicas para cada caso”, finaliza.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do telefone: (84) 9 8726-6324. O investimento para participar do curso é de R$150,00.

Confira abaixo o período e os horários:

Sexta-feira (03/05): 18h30 às 22h55
Sábado (04/05): 8h às 12h25 e 13h30 às 17h55
Domingo (05/05): 8h às 12h25

Conteúdo:

a. A importância da Impermeabilização;
b. Projeto de Impermeabilização;
c. NBR 15575-VUR (Vida Útil Referência) e VUP (Vida Útil de Projeto);
d. Materiais de sistemas de impermeabilização;
e. Sistemas de impermeabilização especiais (canais, aterros, etc.);
f. Patologias mais comuns de impermeabilização;
g. Normas de impermeabilização;
h. Selantes para uso na impermeabilização;
i. Vernizes e hidrofugantes para concreto e alvenarias aparentes.