O Sistema FIERN apresentou seu Programa de Compliance ao coronel Luiz Paulo, assessor de Gestão da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada. A gestora de Compliance do Sistema FIERN, Gabriela Rebouças, detalhou ao coronel a concepção, estrutura e monitoramento do programa de boas práticas implementado na Federação e nas demais instituições do Sistema Indústria do Rio Grande do Norte.
O encontro, na última terça-feira (29), atendeu a uma solicitação do coronel Luiz Paulo, que coordena a iniciativa de implantação de um Programa de Integridade na 7a Brigada de Infantaria Motorizada. “Apresentamos os pilares do nosso programa de Compliance, suas evidências, planejamento, abordagem e desenvolvimento da execução”, informou Gabriela Rebouças.
Ela explicou que entre os temas abordados estiveram a concepção do programa como instrumento de fortalecimento da ética, da integridade e da transparência no Sistema FIERN, em consonância com as melhores práticas nacionais e internacionais. “Também apresentamos a governança de compliance, com destaque para o Canal de Integridade, o Comitê de Ética e a atuação transversal junto às diversas unidades das entidades”, acrescentou.
Na ocasião, a gestora ressaltou os pilares que sustentam o Programa de Compliance da FIERN: Comprometimento da Alta Gestão com envolvimento ativo da liderança na promoção da cultura ética; Gestão de Riscos de Integridade — identificação, avaliação e tratamento dos riscos éticos e de compliance; Código de Conduta e Políticas Internas — normatização de comportamentos esperados e gestão de conflitos de interesses; Treinamento e Comunicação: campanhas de sensibilização, capacitação periódica e estímulo ao comportamento ético; Canais de Denúncia e Investigação — estruturas seguras e sigilosas para reporte e apuração de irregularidades; Monitoramento Contínuo e Melhorias — avaliação periódica dos controles internos e atualização das práticas de compliance; além de Evidências da efetividade do Programa: ações implementadas, como relatórios de treinamentos, registros de campanhas de comunicação, dados de gestão de riscos, fluxos de processos e análises de melhoria contínua.
O coronel Luiz Paulo demonstrou interesse pelo modelo adotado pelo Sistema FIERN, enfatizando a importância da integridade como valor fundamental para instituições públicas e privadas.
O encontro foi concluído com o compromisso de manter o diálogo aberto para futuras parcerias e troca de boas práticas. A visita, conclui a gestora Compliance, “reforça o reconhecimento do Sistema FIERN como referência em programas de integridade no estado e marca um avanço no fortalecimento da cultura de ética e transparência na sociedade”.