Sistema FIERN realiza ciclo de palestras em alusão ao ‘Janeiro Branco’ nas unidades operacionais

31/01/2024   14h59

 

O Sistema FIERN realiza junto aos colaboradores uma programação voltada para o ‘Janeiro Branco’, que incluiu rodas de conversas com abordagens sobre saúde mental e bem-estar. As atividades acontecem nas unidades operacionais em Natal, Santa Cruz, Mossoró, São Gonçalo do Amarante e Macau. A primeira delas se deu no dia 22, na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, e a última aconteceu na unidade do SENAI, em Santa Cruz; e há previsão de realização de mais uma palestra, desta vez na SESI Escola de Macau.

 

A gerente da Unidade de Recursos Humanos do Sistema FIERN, Kênia Costa, avalia positivamente o trabalho realizado nas unidades. “Realizamos uma série de visitas às Unidades do Sistema Indústria, que, além da temática sobre saúde mental, nos permitiu trazer na bagagem, muito conteúdo para ser aplicado ao longo de 2024 pela equipe de RH. Nossa gratidão a cada gerente de unidade que tão bem nos recebeu”, diz Kênia. A equipe da Unidade de Recursos Humanos atende as entidades do Sistema – FIERN, SESI, SENAI e IEL.

 

Para a psicóloga Alena Araújo, a programação inserida na campanha ‘Janeiro Branco’ promove a reflexão acerca dos cuidados com a saúde mental, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão e todas as modalidades de ansiedade.

 

“Ter estado em todas as unidades do Sistema FIERN falando sobre prevenção em saúde mental foi muito importante, uma vez que precisamos ressignificar o que é saúde mental nas suas dimensões subjetivas, dando um olhar mais compassivo e amoroso para nós e para o outro, que nos cerca”, diz a psicóloga. “É primordial quebrar tabus, jogar luz nesse tema tão presente nos dias atuais e construir pontes para que possamos transpor as dificuldades que, por ventura apareça, durante todo o ano”, acrescenta Alena.

 

A campanha Janeiro Branco visa sensibilizar a população para a importância da saúde mental. A ação, que ocorre em todo o país, busca combater o estigma em torno das questões psicológicas e promover o autocuidado.

 

Texto: Jô Lopes – Unicom FIERN
Edição: Sara Vasconcelos
Fotos: Unidade de Recursos Humanos Sistema FIERN