O Sistema FIERN realizou um treinamento com gestores e colaboradores sobre a implementação da auditoria interna, nesta quarta-feira (3), na Casa da Indústria. A capacitação tem objetivo de ampliar a implementação da auditoria, que busca fortalecer a indústria potiguar por meio de boas práticas de governança corporativa, ética e integridade.
A qualificação contou com uma apresentação de Ronaldo Rohloff, consultor da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), sobre os processos e metodologias para condução de auditorias internas.
O líder da equipe de auditoria interna do Sistema FIERN, Emerson Batista, destaca que o treinamento é importante para alinhar o trabalho junto a outras unidades.
“Teremos outros profissionais nessa atuação para conseguirmos agir da maneira mais sólida possível, seguindo as normas nos processos para evitar quaisquer riscos no âmbito do Sistema”, afirma.
Ele explica que o próximo passo é aplicar as metodologias no dia a dia do Sistema Indústria. “Em um próximo momento já aplicaremos os conhecimentos do treinamento dentro de processos e do gerenciamento de riscos para, de fato, a gente começar a atuar junto às unidades operacionais”, aponta Emerson.
A gerente do programa corporativo de Compliance do Sistema FIERN, Gabriella Rebouças, comenta que a auditoria interna vai fortalecer a governança. “O presidente Roberto Serquiz entendeu a importância de dar musculatura à governança corporativa, agregar valor na entrega dos nossos negócios e ter um ambiente saudável para reter talentos, para a gente começar a ter mais sustentabilidade, porque quem faz, quem tem um ambiente saudável quem consegue reter talentos e quem tem bons talentos tem boas entregas
Gabriella ressalta que a auditoria terá papel de prestar suporte às unidades para garantir uma boa governança. “Ela não vem com esse papel de fiscalizar, mas de agregar valor, fortalecer a instituição. Seremos três linhas de defesa, as unidades, o programa de Compliance e a auditoria, para trabalhar preventivamente com os riscos”, conclui.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud