Sistema FIERN registra o maior público nas palestras durante o GO!RN 2022

29/11/2022   16h09

O Sistema FIERN ficou em primeiro lugar no ranking de público nas palestras do GO!RN de 2022. O evento, que reuniu todo o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte nos dias 28 e 29 de outubro, teve sete apresentações realizadas pelo Sistema Indústria potiguar — formado por FIERN, SENAI, SESI e IEL. Juntas, as palestras registraram um total de 544 pessoas na audiência. Os dados foram consolidados pelo realizador do evento o Sebrae RN e disponibilizados às entidades co-realizadoras, nesta terça-feira (29).

“Esse resultado mostra que o plano de temáticas que fizemos para as palestras do Sistema FIERN no GO!RN foi alicerçado nas necessidades dos profissionais de hoje em dia”, avalia o diretor da FIERN e presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC/FIERN) da Federação, Djalma Barbosa da Cunha Júnior. “Foram temas atuais que estão conectados com o momento da sociedade, envolvendo avanços tecnológicos e o desenvolvimento pessoal”, completa.

A palestra “Storytelling: Sua empresa precisa contar histórias”, do publicitário Túlio Dantas, foi oferecida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) e teve a 2ª maior presença de público, com 153 participantes que lotaram o Espaço Empreendedorismo no primeiro dia de evento. Na apresentação, Dantas contou sua história enquanto comunicador e transmitiu conhecimentos relacionados à contação de histórias enquanto estratégia para a publicidade.

Outro destaque foi a palestra “Como aumentar vendas através dos anúncios online”, com Tiago Lucena e Alberto Kastro, da Escola de Leads, também oferecida pelo IEL-RN e que recebeu 108 pessoas, a 7ª maior presença do evento. A programação do IEL também contou com a palestra da psicóloga Nathália Pereira, sobre “A inteligência emocional na sua carreira profissional”, com 91 participantes.

O Serviço Social da Indústria (SESI-RN) ofereceu a palestra “Saúde do trabalhador na empresa: projeto piloto na empresa BQMIL Mossoró”, ministrada pelas psicólogas Bruna Fernandes, do SESI-RN, e Graziela Alberici, do SESI-RS. A apresentação contou com a presença de 61 participantes, que puderam conhecer dinâmicas para abordar a saúde mental no ambiente de trabalho.

Já na programação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), o Espaço Empreendedorismo teve as palestras “Desafios e perspectivas da moda: Como inovar de forma sustentável?”, com a publicitária e empreendedora social Fernanda Sobral, que reuniu 76 pessoas; e “ISI-ER: Rumo à sustentabilidade: o New Space como facilitador das transformações energéticas e digitais”, com o diretor da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, que contou com 21 participantes.

Por fim, a programação do Sistema FIERN na GO!RN também teve a 5ª reunião ordinária da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da FIERN. A comissão é formada por representantes de empresas do setor produtivo, do poder público e de instituições acadêmicas que formam ecossistema de inovação do estado para buscar soluções para os gargalos que perpassam as temáticas de inovação, ciência e tecnologia.

Números do GO!RN

Os dois dias de evento tiveram um total de 5.370 participantes, com 4.233 pessoas visitando o Centro de Convenções de Natal e 1.137 pessoas acompanhando as transmissões da programação, conectadas de 14 estados do Brasil e dos Estados Unidos.

Iniciado como Startup Day, em 2016, e posteriormente denominado GO!RN, em 2020, o evento é uma espécie de plataforma plural que congrega espaços e eventos simultâneos para entregar conexões, networking, troca de conhecimento e experiência para os amantes de tecnologia e da transformação digital, assim como o público em geral.

O evento é resultado da parceria entre o Sebrae-RN, o Sistema FIERN e os demais integrantes do ecossistema de inovação do estado para promover desenvolvimento e apresentar resultados e propostas para o futuro, integrando assim todo ecossistema na busca de aumentar a efetividade das ações.

Concebido como uma plataforma hub de eventos integrados, o GO!RN 2022 ofereceu espaços temáticos de Comunidades de Empreendedores e de Tecnologias, Instituições Empresariais, Ecossistema, Parques e Incubadoras, Games Digitais, Empresários Juniores, Negócios de Impacto Social e HealthTechs, distribuídos nos mais de 6,5 mil metros quadrados do pavilhão de exposições do Centro de Convenções.

Apenas no primeiro dia, 71 palestras, 19 painéis temáticos, quatro minicursos e sete oficinas foram realizados, incluindo as sobre Metaverso, Elaboração de Projetos, Saúde Mental, Perfil Empreendedor, Priorização de Problemas e Plano de Ação.

Além disso, o espaço contou com a exposição de 32 empresas inovadoras, o Coworking Space, e experiências no metaverso, jogos digitais potiguares que fazem sucesso no mundo todo, entre outras vivências que têm como objetivo proporcionar um aprendizado de forma lúdica sobre os desafios de empreender, além de mesas gameficadas espalhadas por todo o espaço do evento.