Sistema FIERN vai à Europa fortalecer parcerias para ofertar novas soluções em offshore e eletromobilidade

1/09/2022   09h20

Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN: A ideia é buscar novas oportunidades para o desenvolvimento de educação profissional e o desenvolvimento tecnológico

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Norte inicia, nesta quinta-feira (1º), uma missão técnica internacional para fortalecer parcerias e soluções que planeja ofertar no Brasil, a partir de 2023, com foco em carros elétricos e energias renováveis.

 

A viagem tem como destino a Europa. O roteiro está distribuído em dois dos países líderes globais em produção, consumo e qualificação profissional em energia eólica offshore – a energia gerada com parques eólicos no mar – e eletromobilidade: a Dinamarca e a Alemanha. A programação vai até 9 de setembro.

 

“Nós temos parcerias importantes tanto na Dinamarca quanto na Alemanha, então vamos visitar os parceiros, renovar os nossos laços produtivos e buscar novas oportunidades para o desenvolvimento de educação profissional e o desenvolvimento tecnológico em duas atividades que estão nascendo com grandes perspectivas de crescimento no Rio Grande do Norte e no país”, diz Rodrigo Mello, diretor do departamento regional do SENAI-RN, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI – parte do Sistema FIERN.

 

Dinamarca

A primeira parada da Missão é a Dinamarca. A programação, a convite da Maersk Training – gigante dinamarquesa do setor de logística e maior empresa de treinamentos profissionais para a indústria de energia eólica do mundo – é voltada a discussões sobre qualificação profissional para a indústria de energia eólica offshore.

 

Mello e a assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, Amora Vieira, visitaram, nesta quinta-feira (1º), o Centro de Treinamento Maersk, na cidade de Esbjerg, onde foram recebidos pelo Managing Director da empresa, Thomas Hagelund Helsgaun, e pelo Key Account Manager, David Filipe Hansen Monteiro Paes. A programação inclui visita ao porto da cidade.

 

Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN (à direita), com executivos da Maersk Training, no Centro de Treinamento da empresa na Dinamarca: Foco em educação profissional

 

Já na capital, Copenhagen, conhecerão a sede da Maersk e se reúnem com o CEO da companhia, David Skov. Na pauta do encontro, a otimização de parcerias existentes e o desenvolvimento de novas soluções para o offshore brasileiro no setor de energia deverão estar entre os destaques.

 

A Maersk Training Brasil está instalada desde o início do ano no Habitat de Inovação do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, complexo que sedia o ISI-ER e o CTGAS-ER. É o primeiro escritório de inovação da companhia no Brasil.

 

Um termo de parceria assinado entre a empresa e o SENAI-RN, em outubro do ano passado, tem como foco projetos e ações de educação profissional e pesquisa, desenvolvimento e inovação, de mútuo interesse, de olho especialmente na indústria eólica.

 

A parceria abre novas perspectivas para formação e desenvolvimento de profissionais que já atuam no mercado ou buscam vagas de emprego em uma frente em ebulição na área: a implantação, operação e manutenção das torres dos parques eólicos.

 

Parque eólico na Dinamarca: Parceria do SENAI-RN com a Maersk abre novas perspectivas para formação e desenvolvimento de profissionais no Brasil

 

Alemanha

O roteiro na Alemanha é o “Seminário técnico sobre Mobilidade Urbana e Eletro Mobilidade na Baviera”. A programação será realizada nas cidades de Munique e Nuremberg, e inclui visita à fábrica da BMW, a um centro de pesquisa em mobilidade e a empresas, tour guiado sobre mobilidade urbana, troca de experiências com a academia – sobre programa de mestrado na área e interação com estudantes – além de participação em Workshop sobre o tema.

 

A viagem é realizada a convite da Secretaria de Economia e Mídias, Energia e Tecnologia do Estado da Baviera. Outras instituições e empresas brasileiras relacionadas à indústria automotiva e a atividades ligadas à formação profissional, de tecnologia e cidades inteligentes também integram o grupo.

 

Referência

O interesse do SENAI-RN em aprofundar discussões e soluções ligadas ao offshore e à eletromobilidade não é por acaso.

 

O CTGAS-ER é a principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para soluções que estão em desenvolvimento – em parceria com a Alemanha – para educação profissional com foco em hidrogênio verde.

 

A instituição também anunciou, na semana passada, o primeiro curso profissionalizante do Brasil para formação de mecânicos/as em conversão de automóveis elétricos. A expectativa é que as primeiras turmas sejam iniciadas em 2023. A infraestrutura para aprendizagem teórica e prática está em desenvolvimento, com previsão de conclusão ainda este ano.

 

O curso é resultado de experiências como a troca de conhecimentos com a Alemanha durante o projeto de desenvolvimento do Selvagem Elétrico, o primeiro buggy elétrico do estado, cujo protótipo foi apresentado ao público na semana passada.

 

O desenvolvimento do projeto do buggy elétrico – o primeiro do Brasil concebido para uso em regiões de dunas – é realizado em parceria com a indústria de veículos Selvagem, como parte do Projeto Verena, que o SENAI-RN e o CTGAS-ER executam, desde 2018, no Brasil, com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade de Trier (EIC Trier), da Alemanha.

 

O projeto do veículo é liderado pelo CTGAS-ER, e realizado em parceria com especialistas alemães e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “O piloto desse projeto serviu de aprendizagem e deixou, como um dos principais legados, a qualificação da equipe de instrutores do SENAI”, acrescentou Rodrigo Mello.

 

Veja na galeria outras imagens do início da Missão Internacional do SENAI-RN na Dinamarca. Imagens mostram Centro de Treinamento da Maersk, em Esbjerg, e imagens gerais de parques eólicos à beira da estrada.

 

 

Sobre o SENAI

O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para soluções que estão em desenvolvimento – em parceria com a Alemanha – para educação profissional com foco em hidrogênio verde. A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG).