Sondagem Industrial do RN: Produção da indústria potiguar inicia 2023 em alta

23/02/2023   11h52

A Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, de acordo com a avaliação dos empresários, a produção industrial potiguar voltou a crescer em janeiro de 2023, após haver caído no mês anterior. Com essa alta, a produção industrial alcançou o segundo patamar mais elevado para um mês de janeiro, da série histórica iniciada em 2010. Acompanhando o desempenho positivo da produção, o emprego também subiu (52,2 pontos), depois de duas quedas consecutivas.

O nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI), por sua vez, atingiu 70%, o que representa recuo de dois pontos percentuais na comparação com dezembro (72%). Apesar da queda, a UCI está um ponto percentual acima do índice de janeiro de 2022 (69%) e se iguala a sua média histórica (hoje em 70%). Além disso, o nível de estoques de produtos finais cresceu na passagem de dezembro para janeiro de 2023 (56,0 pontos), mas ficaram dentro do planejado pelo conjunto da indústria (50,0 pontos).

Em fevereiro de 2023, as expectativas dos empresários potiguares para os próximos seis são otimistas no que diz respeito à demanda (56,1 pontos), às compras de matérias-primas (56,8 pontos) e à quantidade exportada (62,5 pontos). Contudo, preveem estabilidade no número de empregados (50,1 pontos). A intenção de investimento, por sua vez, voltou a cair, atingindo 55,7 pontos, o que representa declínio de 0,8 ponto em relação a janeiro (56,5 pontos), e de 8,8 pontos sobre o indicador de fevereiro de 2022 (64,5 pontos), mas está 5,1 pontos acima de sua média histórica (hoje em 50,6 pontos).

Quando comparados os dois portes de empresa pesquisados, observam-se, em vários aspectos, comportamento divergente. As pequenas indústrias apontaram queda na produção, no número de empregados e nos estoques de produtos finais. As expectativas para os próximos seis meses são pessimistas quanto à demanda, ao número de empregados e à compra de matérias-primas; e o indicador da intenção de investimento voltou a cair. As médias e grandes empresas, por sua vez, assinalaram aumento na produção, no número de empregados e nos estoques de produtos finais; e esperam ampliação da demanda, do número de empregados, da compra de matérias-primas e da quantidade exportada nos próximos seis meses. Já a intenção de investimento subiu comparativamente ao levantamento anterior.

Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 16/02 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se neste desempenho divergente em algumas variáveis: queda na produção (46,1 pontos) e no emprego (47,8 pontos); estoques de produtos finais em baixa (49,8 pontos), mas acima do nível planejado pelas empresas (51,6 pontos); e esperam crescimento no número de empregados nos próximos seis meses (50,7 pontos).

Os resultados da Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, realizada entre os dias 1º e 9 de fevereiro de 2023, mostram que a atividade industrial potiguar voltou a crescer em janeiro de 2023, após registrar queda no mês anterior.

O indicador de evolução da produção cresceu 4,9 pontos em janeiro de 2023, passando de 47,2 para 52,1 pontos, mostrando expansão da atividade produtiva comparativamente ao mês anterior (valores acima de 50 pontos indicam aumento). Em relação a janeiro de 2022, o índice subiu 9,1 pontos (43,0 pontos). As pequenas empresas avaliaram que houve queda na produção (47,5 pontos), enquanto as médias e grandes indústrias apontaram crescimento, conforme indicador de 53,6 pontos (contra 55,0 e 44,7 pontos da Sondagem anterior, respectivamente).

O indicador de evolução do número de empregados subiu 5,4 pontos em janeiro de 2023, passando de 46,8 para 52,2 pontos, revelando aumento no emprego industrial em relação ao mês anterior. Na comparação com janeiro de 2022, o indicador cresceu 9,7 pontos (42,5 pontos). Desmembrando-se os resultados pelo tamanho da empresa, observa-se comportamento evolutivo diferenciado entre os dois portes analisados.

O indicador das pequenas empresas decresceu 2,5 pontos, passando de 45,0 para 42,5 pontos, indicando queda no pessoal ocupado. Já o das médias e grandes avançou 8,0 pontos, de 47,4 para 55,4 pontos, revelando aumento no número de empregados comparativamente ao levantamento de dezembro.

Para mais informações sobre números da sondagem e outros gráficos, acesse o link:

Para mais informações sobre a Sondagem nacional, acessar o link: