Summit de Liderança e RH reúne especialistas para debate sobre impactos da saúde mental no trabalho

13/08/2024   09h17

Os impactos da saúde mental no trabalho são tema de debate no Summit de Liderança e RH, que acontece amanhã, dia 14 de agosto, no Teatro Riachuelo, em Natal, com o apoio do Sistema FIERN, do Sebrae e do Procompi. O painel “Saúde Mental Corporativa: impactos da saúde mental no trabalho”, programado para às 18h20, vai reunir especialistas na área para aprofundar os conhecimentos no assunto.

 

Para participar, é preciso fazer inscrição pelo link: https://outgo.com.br/summit-de-lideranca-e-rh.

 

A mesa será composta por Georgia Antony, psicóloga especialista em Desenvolvimento Industrial e consultora de Negócio da Gerência de Soluções Integrais em Saúde e Segurança do SESI Nacional, pelo o psiquiatra Jales Clemente e pela psicóloga do trabalho Alda Karoline.

 

Georgia destaca que o trabalho, acima de tudo, exerce um papel protetivo na saúde mental, por meio da inclusão social. “Por outro lado, como em qualquer contexto de vida, o trabalho também é lugar de conflitos, tensões e desafios. Até mesmo mudanças positivas, como uma promoção, podem gerar estresse e pressão excessivos”, afirma.

 

“Não é uma atribuição exclusiva do trabalho sermos desafiados por fatores psicossociais que podem gerar sofrimento, estresse ou ansiedade. Mas o sofrimento ou demanda psicossocial, seja ele relacionado ou não ao trabalho, sempre impacta nossa atuação profissional”, acrescenta. “Saúde mental é ter habilidades para lidar com esses desafios da vida em todos os contextos”, completa a especialista.

 

A consultora do SESI Nacional ainda ressalta a importância de levar o tema da saúde mental, que tem sido tabu na sociedade, ao debate no Summit de Liderança e RH. “Eventos como esse permitem escrutinar essas tradições, colocá-las em questão, tirá-las do lugar de obviedade. O público-alvo desses eventos são agentes de mudança da cultura nas empresas. Eles são os tomadores de decisão, os influenciadores, os elaboradores de programas e políticas que vão instaurar novas jornadas nas empresas”, frisa.

 

“Todos queremos nos desenvolver plenamente, sermos felizes e, para isso, promover nossa saúde mental é essencial. Trabalhadores que conhecem seus limites sabem lidar com frustações, escutar e ter conversas difíceis, têm propósitos e projetos de vida, sabem apreciar o processo e ver além da experiência imediata”, conclui Georgia.

 

Também compõe o painel, o psiquiatra Jales Clemente, formado em Medicina pela UFRN e com 11 anos de experiência na especialidade, ele atua como palestrante em empresas abordando a temática da saúde mental, é professor do curso “Burnout: a saúde mental do trabalhador” e autor do livro “Entendendo o TDAH de uma vez por todas”.

 

E ainda a psicóloga do trabalho Alda Karoline, doutora em Psicologia na área de Saúde Emocional no Trabalho, diretora executiva da Nostrum Instituto de Psicologia, mentora de Carreiras e Negócios e idealizadora do Laboratório de Orientação Profissional e de Carreira.

 

Saúde mental nas indústrias

 

Apesar dos tabus e desafios para abordar o tema da saúde mental, as indústrias estão se abrindo para trabalhar isso nas empresas. “Vejo um grande movimento nas indústrias em busca de dar os primeiros passos, em procurar saber mais, mesmo que seja com ações pontuais”, relata a psicóloga Georgia Antony, especialista em Desenvolvimento Industrial. “São poucas as empresas que conseguem fazer mudanças estruturais, mas elas precisam, assim como os trabalhadores, de um ambiente propício para o tema avançar. Ambientes de troca, como o Summit, são facilitadores, porque criam redes de profissionais que avançam conjuntamente”, completa.

 

“Agora, nas Olimpíadas, vi muitos atletas chorando ao escutar o hino, ao sentir dor, ao não alcançar a posição esperada, ao receber a medalha. Em todas essas situações, observei que a reação da sociedade já foi diferente”, aponta. “O choro foi acolhido como uma emoção bem-vinda ao atleta-guerreiro que passou por uma jornada árdua para chegar aonde chegou, independente do resultado. Isso me dá notícia de que a sociedade está mudando e mais preparada para acolher emoções”, conclui a psicóloga e consultora de Negócio da Gerência de Soluções Integrais em Saúde e Segurança do SESI Nacional.

 

Summit de Liderança e RH

 

Com painéis sobre conexões transformadoras, desafios na captação e retenção de talentos, profissão do futuro e saúde mental corporativa, o ‘Summit de Liderança e RH – Conexão Transformadora da Indústria Potiguar’, promovido pelo SINDISORVETE-RN, será no dia 14 de agosto, quarta-feira, a partir das 14h30. A programação também inclui palestra sobre inteligência artificial e o profissional do futuro e com a entrega do Prêmio IEL de Talentos.

 

Interessados podem fazer inscrição através do link: https://outgo.com.br/summit-de-lideranca-e-rh.

 

Serviço

Summit de Liderança e RH: Conexão transformadora da Indústria Potiguar
14 de agosto de 2024, às 14h
Teatro Riachuelo
Realização: Sindisorvete/RN
Apoio: FIERN, SESI, SENAI, IEL, Sebrae e Procompi

 

Programação

 

14h – Abertura
Com Zauleide Queiroz, presidente do Sindisorvete; Roberto Serquiz, presidente do Sistema FIERN; e Zeca Melo, diretor-superintendente do Sebrae-RN

 

14h30
Painel — Liderança e RH: conexões transformadoras
Zauleide Queiroz e Isabelle Nascimento (SterBom)
Juciele Medeiros e Pablo Farias (Loucos Por Coxinha)
Mediadora: Katarina Alcantara (Orathória)

 

15h30
Case de sucesso: Programa trainee do Sebrae RN
Simone Galvão

 

15h40
Painel — Desafios na Captação e Retenção de Talentos
Edna Lopes (3 Corações), Antônio Leite (SterBom) e Diogo Gaspar (AquaCoco)
Mediador: Flávio Emílio (CRA-RN)

 

16h30
Painel — Profissional do Futuro: o que o mercado espera da liderança
Rossana Ramos (Duas Rodas), Fábia Miranda (Nordestão) e Jairo Amorim (Guararapes e Riachuelo)
Mediador: Bruno Félix (CDL)

 

18h
Palestra — Saúde Mental Corporativa: impactos da saúde mental no trabalho
Dr. Jales Clemente e Drª. Alda Karoline (Nostrum)
Georgia Antony (SESI Nacional)

 

19h
Prêmio IEL de Talentos

 

20h
Inteligência Artificial e o Profissional do Futuro
Gil Giardelli