Superintendente de Educação do SENAI Nacional destaca que país conta com ISI-ER para desenvolver energia renovável

9/11/2022   13h58

Com o objetivo de identificar boas práticas, além de trabalhos de excelência, e fazer com que cheguem onde existe demanda do setor produtivo, principalmente da indústria, o superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI Nacional, Felipe Morgado visitou as instalações do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, acompanhado do diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello. O HIT reúne o Centro de Tecnologias do Gás Natural e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).

 

 

O superintendente destacou ter ficado “bastante impressionado” com a mudança e evolução, principalmente, na área de eficiência energética em energia renovável. “E, para minha surpresa, também na área de saúde e segurança do trabalho”, completou.

 

 

 

Ele disse que o país conta com a expertise do SENAI-RN na parte de energias renováveis. “E agora com a coordenação de um projeto muito importante para o SENAI na área de hidrogênio verde. Ajudando a fazer toda uma expansão e transferência de tecnologia para o SENAI Nacional e assim formar uma mão de obra para uma indústria que está chegando agora no Brasil”. “Acredito muito que essa formação vai ser fator decisivo de competitividade para nosso país”, declarou.

 

 

 

Felipe Morgado lembrou todo o esforço que o SENAI-RN tem demonstrado para “ser fronteira, ser destaque no Brasil no que se refere a esses temas [se referindo às energias renováveis]”.

 

O superintendente recordou uma visita feita há alguns anos. “Fiquei contente ao ver o quanto uma unidade como o CTGAS evoluiu e está trazendo desenvolvimento de novos produtos, novas tecnologias permitindo evolução do SENAI e da indústria não só do Rio Grande do Norte como do Brasil”, disse.

 

Para o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, a vinda do representante do SENAI Nacional representa um momento para apresentar o que está sendo vivenciado e a forma como está sendo trabalhada, no Estado, as atividades de formação profissional, pesquisa aplicada e demais demandas do setor produtivo e relacionamento com as empresas a partir do HIT e CTGAS-ER. “Ter oportunidade de estar com um especialista na área de educação para ver isso, comparar com outras situações, com a situação ótima que o SENAI busca é algo a ser aproveitado”, afirmou.

 

Rodrigo Mello frisou que o processo de busca de melhoria nos trabalhos. “Podem sair sugestões, novas soluções, novos caminhos de ofertar educação profissional de melhor qualidade para a indústria do estado”, comentou.

 

Na visão do diretor regional, essas visitas geram perspectiva de trocas. “Há sempre boas experiências em todos os SENAI do Brasil a serem melhor trabalhadas”, disse.

 

 

O superintendente ressaltou que o SENAI-RN tem apoiado o SENAI de todo o Brasil não só na recepção de novas tecnologias como também na multiplicação desse conhecimento para algumas unidades no país. “Para que, juntos, possamos desenvolver produtos nacionais, que a nossa rede possa divulgar e oferecer esses cursos e serviços em todo o Brasil ajudando a indústria a ser mais produtiva e competitiva”, concluiu.