O Tribunal de Contas do Estado (TCE) entregou ao diretor da Federação das Indústria do Rio Grande do Norte (FIERN) Antônio Leite Jales, nesta sexta-feira (24/11), a Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, comenda instituída para “homenagear personalidades que, ao longo de sua existência e atuação profissional, prestaram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo, econômico e técnico-científico”. O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, participou da sessão solene de entrega da medalha e destacou que a homenagem prestada pelo TCE faz justiça à trajetória do industrial.
“A medalha para Antônio Leite é merecida por toda sua história de vida, principalmente na área do empreendedorismo”, afirmou o presidente da FIERN. “Trata-se de uma trajetória empresarial exemplar na conduta e forma de empreender no Estado. Fundou e lidera uma empresa de sucesso. Portanto, a condecoração é muito justa”, acrescentou Roberto Serquiz.
Antônio Leite Jales é o fundador da Ster Bom e recebeu, em 2021, a medalha do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria. Durante a apresentação do perfil empresarial do homenageado na solenidade do TCE, o destaque foi o empreendedorismo de Antônio Leite Jales. A empresa que fundou gera atualmente mais de mil empregos diretos e distribui produtos nacionalmente. Hoje instalada no Distrito Industrial de Parnamirim, a indústria produz sorvetes, picolés, gelo, polpa de frutas e insumos para a cadeia do sorvete.
A empresa é referência em modernização de processos e redução de custos. Em 2019, implantou de forma inovadora placas fotovoltaicas para geração de energia.
“Agradeço pela homenagem. Eu costumo dizer que colhemos o que plantamos. Então, recebo essa medalha como um reconhecimento a um trabalho que fazemos com uma equipe para dar cada vez mais oportunidades. Temos uma equipe muito boa e a tendência é continuarmos crescendo”, afirmou Antônio Leite Jales, após a solenidade durante a qual recebeu a condecoração do TCE.
Ele disse que, ao ser homenageado pela instituição, interpreta enquanto um incentivo do Rio Grande do Norte, estado que ele considera ter potencial desenvolvimento. Toinho da Ster Bom, como o empresário é conhecido, diz acreditar que a empresa vai continuar empreendendo e ter novos saltos com ampliação das oportunidades de trabalho que gera nas suas atividades produtivas.
“Confio no nosso Estado. Pode haver alguma dificuldade, mas não é impossível [o crescimento no RN]. O Rio Grande do Norte é maravilhoso [em termos de possibilidades de evoluir]. O importante é não se acomodar e trabalhar com seriedade que os frutos vêm”, ressaltou.
Instituída em 2003, a concessão da medalha do mérito Dinarte Mariz é anual. Nesta edição, além do empresário Antônio Leite Jales, receberam a condecoração, o secretário estadual da Fazenda e Tributação, Carlos Eduardo Xavier; o conselheiro e vice-presidente do TCE, Ediberto Carlos Pontes Lima; o juiz do TRE Fernando de Araújo Jales Costa; o secretário de Segurança da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo; o presidente do Sindicato dos Médicos do RN, Geraldo Ferreira Filho; o advogado e professor Giuseppi da Costa; o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tomba Farias; a desembargadora do Tribunal de Justiça do RN Maria de Lourdes Medeiros de Azevedo; a técnica aposentada de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Nalva Nóbrega da Fonseca; e o desembargador do Tribunal Regional 5ª Região Roberto Wanderlei Nogueira.