Turma de Engenharia Mecânica da UFRN tem aula sobre radiação solar no CTGAS-ER

11/09/2017   14h48

Com o objetivo de conhecer as atividades desenvolvidas  pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER, na área da radiação solar, esteve em visita de estudos ao centro, a turma do 9º período, do curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Federal  do Rio Grande do Norte-UFRN. A ação didática aconteceu na manhã desta segunda-feira, 11, com passagens por laboratórios específicos e correlatos, exposições técnicas e interação dos alunos  durante a atividade.

 

Os futuros engenheiros, que  demonstraram interesse durante a   aula, foram acompanhados pelo professor Gabriel Medina, que disse ter ficado plenamente satisfeito com o resultado das informações repassadas e equipamentos utilizados. Segundo o professor, com certeza as explicações vão agregar novos conhecimentos aos alunos, em especial sobre como captar e trabalhar com os  dados da radiação solar. Ele elogiou a forma objetiva e didática empregada pela doutora em Meteorologia, Samira Azevedo, a quem considera como  a maior autoridade do Estado, quando se trata de radiação solar.

 

Os alunos da UFRN conheceram as atividades científicas executadas nos Laboratório Didático de Energia Solar Térmica, Laboratório de Ensaios de Módulos e Inversores Fotovoltaicos e Laboratório de Mapas e Dados de Recursos Energéticos. Gabriel Medina também destacou a troca de experiências e o intercâmbio existentes entre a UFRN e o CTGAS-ER,  parceria de grande importância para o desenvolvimento da pesquisa, haja vista a qualidade do  ensino praticado nas duas instituições.

 

A futura engenheira Walkíria Bonfim, revelou que ainda não se definiu sobre a área que vai seguir, após a conclusão do curso. Mas, salientou que a aula prática desta segunda-feira, foi de grande importância para o seu conhecimento  sobre a   radiação solar especificamente, mas, também chamando a  atenção para o campo das energias renováveis, que   certamente vão  ajudar durante a  definição de futuro profissional dela.