Turmas dos cursos de Boas Práticas do CTGAS-ER retornam às aulas presenciais

22/09/2020   09h26

O Centro de Tecnologias do Gás & Energias Renováveis (CTGAS-ER), escola do sistema SENAI-RN, retornou com as aulas em laboratório do curso gratuito Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split, no dia 29 de agosto. E, em outubro, iniciará nova turma, desta vez do curso gratuito de Boas Práticas em Sistemas de Refrigeração Comercial.

 

 

“Retomamos às aulas laboratoriais no Sistema SENAI aqui em Natal, depois da suspensão desde março devido à pandemia da Covid-19, conforme autorizado por decretos estadual e municipal, respeitando todos os protocolos. Como nosso público é composto por pessoas adultas e conscientes, não tivemos dificuldade no retorno às aulas. Pelo contrário, nossos alunos nos ajudam muito, sempre orientados pelo corpo técnico das escolas”, explica Emerson da Cunha Batista, diretor regional SENAI-RN. Entre as medidas adotadas por meio dos protocolos de biossegurança estão o distanciamento dos alunos em salas de aula, medição de temperatura, disponibilização de álcool gel, entrega de máscaras de pano fabricadas pelos estudantes de Corte e Costura, entre outros.

 

 

A supervisora pedagógica do CTGAS-ER, Marcela Valeska de Oliveira Nascimento, afirma que os técnicos que voltaram às aulas do curso de Boas Práticas não tiveram dificuldade nem receio em se adaptar ao novo formato de aulas, com o distanciamento de 1,5 metros entre os alunos, equipamentos de laboratório individuais, entre outros pontos. “Os cursos de Boas Práticas são para técnicos que já atuam no mercado. A expectativa dos profissionais com esses cursos é grande, pelo conhecimento que disponibiliza e oportunidades que gera para seus negócios. A única dificuldade que alguns alunos têm é de adaptar as horas de aulas à rotina de trabalho, mas a maioria consegue fazer o curso muito bem”, disse.

 

 

A supervisora explica também que, durante o período mais grave da pandemia (março a julho), a escola conseguiu manter aulas em sistema EAD para uma turma do curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado. “Inicialmente, nós preparamos toda a adaptação do curso, seguindo sua metodologia. Com isso, conseguimos criar uma turma piloto com 24 horas de aulas teóricas, orientadas por tecnologia, e 8 horas de aulas práticas. Com a autorização das aulas em laboratório, essa turma, com nove alunos, pôde fazer as aulas práticas no dia 29 de agosto e finalizou bem o curso”, explica.

 

 

Neste mês de setembro, uma nova turma de técnicos está fazendo o curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado aos sábados, das 8 às 17 horas, orientados pelo instrutor Leonardo Oliveira Sabino (na foto com alunos). Para outubro, a previsão da escola, segundo a supervisora Marcela, é organizar duas turmas: “Estamos trabalhando para iniciar em outubro duas novas turmas de alunos, uma para o curso de Mini Split e outra para o curso de Refrigeração Comercial, e assim continuar nos próximos meses, com duas turmas formadas por mês”.

 

 

Os cursos de Boas Práticas ministrados no CTGAS-ER fazem parte do Projeto para o Setor de Serviços da Etapa 2 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), e implementados pela agência bilateral parceira do PBH, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

 

 

Para mais informações e inscrições nos novos cursos, envie e-mail para o secretaria@ctgas-er.com.br.