Unidade de Relações com o Mercado da CNI visita o ISI-ER para expandir difusão de soluções Brasil afora

20/04/2023   11h56

A transição energética foi, segundo o diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, Rodrigo Mello, “a maior oportunidade apresentada à Unimercado”

Representantes da Unidade de Relações com o Mercado da Confederação Nacional da Indústria (CNI) visitaram o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), para ‘mergulhar’ em projetos, infraestrutura e serviços da instituição e poder expandir a difusão de soluções para o setor Brasil afora.

A agenda fez parte de um projeto de capacitação em inovação e tecnologia que prevê visitas da equipe aos ISIs espalhados pelo país. “A ideia é conhecer melhor a rede para abrir novas frentes de negócios”, disse Gislaine Luciana Bruzzi, que atua, na CNI, como gestora de contas de indústrias de base nacional, identificando oportunidades de melhoria no que diz respeito à capacitação profissional, inovação, saúde e segurança do trabalho.

Ela é uma das profissionais que prospectam demandas e levam às empresas soluções desenvolvidas por SENAI, SESI e IEL – instituições que fazem parte do Sistema Indústria e que visam avanços como o aumento da competitividade empresarial. “A ideia é que possamos trazer para os Institutos SENAI as melhores oportunidades de mercado”, acrescentou Gisele da Silva Fonseca, também parte da Unimercado.

SOLUÇÕES

A dupla foi recebida pelo diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, Rodrigo Mello. Amora Vieira, assessora de Mercado e Projetos da instituição, o gerente da Unidade de Mercado do Sistema FIERN, Manoel Ribeiro, e o coordenador de Inteligência de Mercado do Sistema, Pedro Vilela, também participaram da programação.

Pedro Vilela, Manoel Ribeiro, Gisele Fonseca, Amora Vieira e Gislaine Bruzzi, no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis: Potencializando negócios

“A Unidade de Relações com o Mercado da CNI é um setor com potencial gigantesco de ajudar nas soluções das empresas industriais a partir de serviços e infraestrutura disponível no Sistema Indústria e é absolutamente louvável que ela venha visitar as unidades da ponta, nos Departamentos Regionais e nas Federações da Indústria, de forma a poder levar soluções para a atividade Brasil afora bem como trazer de lá para cá demandas organizadas, bem trabalhadas, para que a gente possa contribuir com respostas ao que as empresas precisam e fortalecer os serviços de rede”, diz Mello. “Foi uma visita para discutir potenciais soluções e construções de relacionamento com a indústria brasileira. Para que possam chegar à indústria e dizer ‘eu sei quem pode discutir a solução’”, acrescenta.

A transição energética foi, segundo o diretor, “a maior oportunidade apresentada à Unimercado”. Foram discutidas possibilidades como a realização de estudos de substituição da energia atual por fontes renováveis que se adequem às necessidades de empresas de quaisquer segmentos no parque industrial brasileiro. A introdução de inovações para aproveitamento de coprodutos capazes de aumentar a eficiência e reduzir as emissões de gases do efeito estufa foi outro caminho tratado.

O roteiro do grupo incluiu o detalhamento das linhas de atuação do ISI-ER, principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade, incluindo novas tecnologias, como o hidrogênio verde. Foram apresentados ainda os potenciais de geração de energia eólica em terra e na nova fronteira do setor – o offshore, com a perspectiva de futuros projetos no Brasil implantados no mar. Os principais laboratórios do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT), complexo do SENAI-RN que sedia o ISI-ER, em Natal, também foram visitados.