Uso de plataforma GeoGebra transforma aprendizagem de geometria na SESI Escola Mossoró

9/05/2024   16h06

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II da SESI Escola Mossoró vivenciaram uma aula de geometria nada convencional. Utilizando o software GeoGebra, os estudantes mergulharam em um mundo de polígonos, explorando conceitos e construindo conhecimentos de forma dinâmica e interativa.

 

A iniciativa, idealizada pelo professor especialista Jarnômio de Oliveira, partiu da pergunta: como explorar os diversos assuntos da geometria com o auxílio do GeoGebra? A partir dessa indagação, os alunos embarcaram em uma jornada de aprendizado, construindo polígonos de “n” lados e aprofundando seus conhecimentos sobre os elementos geométricos e a relação entre o número de lados e diagonais.

 

Na aula, os alunos não se limitaram a memorizar definições. Através do GeoGebra, eles se tornaram construtores ativos do conhecimento. Utilizando comandos algébricos na interface do software, os estudantes deram vida aos polígonos, manipulando-os e observando as mudanças em tempo real.

 

 

Essa experiência proporcionou aos alunos a oportunidade de formular conjecturas, tirar conclusões e tecer justificativas sobre os conceitos geométricos em estudo. A visualização dinâmica dos polígonos e a possibilidade de interagir com as figuras tornaram o aprendizado mais significativo e envolvente.

 

Para o professor Jarnômio de Oliveira, a experiência com o GeoGebra foi um verdadeiro sucesso. “As figuras geométricas não ficaram presas à imaginação do aluno ou restritas às páginas estáticas dos livros. Através do software, os alunos puderam acompanhar passo a passo a construção e visualização dos elementos geométricos, tornando o aprendizado mais rico e dinâmico”, ressalta o educador.

 

Para a gerente executiva de educação do SESI-RN, Karenine Medina, a iniciativa demonstra o compromisso do Sesi Escola em oferecer aos seus alunos uma educação inovadora e de qualidade. “Este é um exemplo da utilização de ferramentas tecnológicas que promovem o aprendizado ativo e a construção do conhecimento de forma significativa e envolvente”, diz Karenine.

 

Ela completa. “O uso do GeoGebra nas aulas de geometria contribui para um aprendizado mais ativo, significativo e envolvente, preparando os alunos para os desafios do século XXI”, destaca.