Websérie ‘Um Brasil de Energia’ destaca BRAVO, tecnologia desenvolvida pelo ISI-ER com a Petrobras

18/04/2024   16h42

Inovações trazidas pelo projeto foram apresentadas pelo diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, Rodrigo Mello. Na imagem, ele aparece com os jornalistas Francisco José e Diógenes Dantas

 

A BRAVO – Boia Remota de Avaliação de Ventos Offshore – desenvolvida pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) em parceria com a Petrobras, é destaque no sexto e último episódio da websérie “Um Brasil de Energia”, publicado nesta quarta-feira (17) no canal de YouTube da empresa.

 

Clique aqui ou dê o play abaixo para assistir. 

 

 

O vídeo apresenta a tecnologia como inédita no Brasil e fundamental para a implantação de projetos de energia eólica no mar. As gravações foram realizadas em fevereiro. A apresentação é dos jornalistas Francisco José e Diógenes Dantas. 

 

BRAVO

A BRAVO tem capacidade para registrar velocidade e direção dos ventos, variáveis meteorológicas, como pressão atmosférica, temperatura do ar e umidade relativa, além de variáveis oceanográficas, a exemplo de ondas e correntes marítimas.

 

Ela foi lançada a 20km da costa do Rio Grande do Norte, para uma campanha de testes e validação do sistema, no mar de Areia Branca/RN.

 

Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN e do ISI-ER: “A BRAVO é uma estação meteorológica com tudo o que há de mais moderno para captação de dados especialmente de recurso eólico”

 

A operação de lançamento foi realizada a uma profundidade de 15 metros, na área de testes do SENAI-RN, com apoio da Marinha do Brasil e do consórcio Intersal, que opera o Terminal Salineiro de Areia Branca, popularmente conhecido como Porto-Ilha.

 

Inovações trazidas pelo projeto foram detalhadas no vídeo pelo diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, Rodrigo Mello. “Aqui está uma tecnologia genuinamente brasileira, capaz de tornar o Brasil independente da necessidade de uso de tecnologia externa, ampliando o conteúdo nacional, a geração de emprego e a riqueza em solo brasileiro”, diz ele.

 

Na descrição do executivo, a BRAVO é “uma estação meteorológica com tudo o que há de mais moderno para captação de dados especialmente de recurso eólico”. “Nós precisamos destes dados para dimensionar os parques de geração de energia eólica que serão instalados no ambiente marinho. Esta é a intenção da criação desse equipamento”. O episódio também mostra a Usina Hidrelétrica de Itaipu e a força da água para geração de energia limpa.

 

SAIBA MAIS

Outras contribuições do SENAI do Rio Grande do Norte para a transição energética no Brasil já haviam sido destacadas em episódio anterior da Websérie “Um Brasil de Energia”.

 

O trabalho do Laboratório de Hidrogênio e Combustíveis Avançados (H2CA) do ISI-ER –  primeira planta piloto do Brasil para produzir combustível sustentável de aviação (SAF, sigla em inglês para Sustainable Aviation Fuels) – e ações da instituição para promover mais diversidade, igualdade e equidade de gênero na educação e no mercado de trabalho foram abordados.

 

Clique aqui para saber mais.

 

Texto: Renata Moura

Imagens: reprodução / YouTube Petrobras