Reunião da Comissão de Inovação da FIERN recebe diretor da Empresa de Pesquisa e Inovação Industrial

16/12/2022   11h31

A Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) recebeu, em sua 6ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (15), o diretor de operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Carlos Eduardo Pereira. O encontro, o último do ano, também apresentou resultados dos diversos grupos de trabalhos que compõem a Comissão.

Na oportunidade, o diretor da Embrapii fez uma exposição da atuação da Empresa no Brasil além de falar um pouco das ações de cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas e privadas. “A ideia é mostrar a atuação diante das demandas empresariais e o fomento à inovação na indústria brasileira”, declarou.

O presidente da Comissão, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, lembrou os dois centros no RN credenciados à Empresa: Instituto Metrópole Digital (IMD) e o Centro de Tecnologia Mineral do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). “Tiveram um pequeno valor de aporte financeiro, mas a ideia é que os projetos sejam muito bem conceituados e fortalecer o ecossistema e tentar buscar mais recursos já que eles viraram credenciados e, consequentemente, terão aportes maiores”, comentou.

Para Djalma Júnior, a EMBRAPII chega em um momento oportuno. “Ela traz recursos para que possamos inovar e desenvolver as pesquisas”, concluiu.

Durante a reunião, a diretora do Centro de Tecnologia, Lígia Mara Gonzaga, e o diretor-geral do IMD, Ivonildo Rego, falaram um pouco da atuação de cada um dos centros de ensino e como tem sido o trabalho desenvolvido nesses locais.

Participaram da reunião, o diretor do MAIS RN, Marcelo Rosado os superintendentes do SESI-RN e IEL-RN, Juliano Martins e Juan Saavedra.

Grupos de Trabalho apresentam resultados

A reunião desta quinta-feira, foi também um momento para os Grupos de Trabalho (GT) fazerem apresentações de ações e resultados de trabalhos realizados ao longo do ano.

O GT 1, que aborda Inovação, Ciência e Tecnologia, trouxe o resultado do projeto piloto Conexões RN – Indústria & Academia, que fez um trabalho junto ao setor de laticínios com a realização de seminários, lançamento do Catálogo de Tecnologias de Laticínio do RN e pesquisa de mercado, que reuniu representantes de empresas associadas ao Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do RN (SINDLEITE-RN) e de Núcleos de Inovação e Tecnologia. “Resultados extremamente favoráveis”, disse.

Segundo ele, de 19 projetos, quatro foram validados. “As conexões das empresas com os professores já aconteceram e, inclusive, foram feitas visitas às indústrias que se mostraram interessadas na temática”, informou.

Já o GT 2, que aborda a Educação e Empreendedorismo, teve a apresentação do documentário do projeto piloto “Empreendedorando – Foco: Visibilidade da solução final desenvolvida – APP Idoso”. O projeto levou educação empreendedora para alunos da Escola Estadual Professor Luiz Antônio, em Natal. Os estudantes tiveram aulas teóricas e práticas, bem como momentos de imersão em tecnologias digitais, ao longo de dez encontros divididos em quatro meses. “Primeira turma concluída e o produto final apresentado”, disse.

De acordo com Djalma Júnior, será feita uma segunda turma desse projeto. “Quando terminarmos essa próxima turma, vamos apresentar a proposta ao Governo do Estado”, destacou.

O GT 3 trata de Questões Regulatórias e Políticas Públicas. Nesse ponto, aconteceu a apresentação do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX).

Por fim, o GT 4, que aborda financiamento e fomento, teve uma apresentação do consultor de Gestão da Inovação, Gileno Negreiros, abordando essa temática de como captar recursos para investimentos nesse setor.

“Reunião extremamente positiva com muitos resultados”, concluiu o presidente da COINCITEC.