Amaro Sales destaca confiança do setor de energias renováveis durante reunião da COERE

12/12/2022   18h39

Na última reunião da Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE) da FIERN em 2022, foram apresentados números do Índice de Confiança das Energias Renováveis (ICER), que mede a confiança do setor no Rio Grande do Norte. A 3ª edição do indicador mostra queda na confiança do setor — de 8,79 pontos para 7,88 — entre os meses de setembro e dezembro.

Ainda assim, a pontuação é maior do que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), que mede a confiança do setor produtivo e atingiu 5,53 pontos. Além disso, a queda na pontuação do ICER (-9,41%) foi menor do que a queda do ICEI (-11,38%) no período.

“Temos um cenário que não é negativo. A queda no ICER é menor do que no ICEI. É interessante que estejamos atentos que mesmo em um momento com percalços, houve uma variação menor do que outros setores”, destacou o presidente da FIERN e da COERE, Amaro Sales de Araújo.

Os números do ICER foram apresentados por Pedro Albuquerque, gerente técnico do MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, responsável pelo desenvolvimento do indicador. “Entre os possíveis fatores que influenciaram na queda do ICER, temos as incertezas quanto à mudança no Governo Federal em ministérios e órgãos que interferem no setor, a insegurança sobre alterações em secretarias estaduais que podem impactar avanços e sobre as legislações estaduais de licenciamento”, comentou Pedro Albuquerque.

“Provavelmente, daqui a três meses, no próximo indicador, teremos um aumento na confiança, uma vez que essas incertezas e inseguranças estarão sanadas com as definições em níveis federal e estadual”, completa o gerente do MAIS RN.

Ainda na reunião da COERE, o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), Rodrigo Mello, apresentou a Faculdade de Energias Renováveis do SENAI, que iniciará as aulas em 2023. A instituição terá os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, com abordagens voltadas para a atuação no campo das energias renováveis. “Nasce uma faculdade muito focada no perfil industrial de um dos principais segmentos do nosso estado”, declara o diretor do SENAI-RN.

Também foram apresentados os números do Fórum de Energias Renováveis, evento que aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro com realização do Sistema FIERN e do Sebrae-RN. Os dois dias de eventos contaram com 470 participantes nas 24 palestras sobre temas que foram da gestão de negócios ao mercado livre de energias.

Outro tema abordado foi a criação de uma linha de crédito específica para as energias renováveis pela Agência de Fomento do RN (AGN) e pelo Banco do Nordeste (BNB). A proposta busca incentivar, principalmente, os micro e pequenos empresários do setor, com recursos próprios da AGN e do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

Por fim, o coordenador de desenvolvimento energético da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (SEDEC), Hugo Fonseca, apresentou os projetos da pasta para as energias renováveis em 2023. Entre os planos estratégicos da SEDEC, estão ações no programa de incentivo a novas fontes, a medição do potencial do recurso eólico e solar, na logística e infraestrutura portuária e a infraestrutura de transmissão do estado.