Comissão de Meio Ambiente da FIERN reúne Sindicatos para criar plano de trabalho sobre cobrança para uso de água bruta no RN

5/04/2023   19h02

A Comissão Temática de Meio Ambiente (COEMA) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) se reuniu, nesta quarta-feira (5), com representantes de sindicatos ligados à Federação para tratar a respeito da proposta de minuta de decreto referente à cobrança da água bruta no estado.

O diretor 1º tesoureiro da FIERN e presidente da COEMA, Roberto Serquiz, disse que essa foi uma extensão da reunião do COEMA. “Foi oportunidade para os setores apresentaram suas contribuições quanto à preocupação a minuta do decreto de cobrança da água bruta”, comentou.

Ele alertou que, de antemão, foi observado que há impacto na competitividade. O presidente da COEMA ressaltou ainda que cada setor tem sua peculiaridade “Queremos fazer uma defesa fundamentada em dados e informações”, comentou. O tema havia sido tratado com o representante da SEMARH na reunião ordinária do Conselho (leia mais AQUI)

Serquiz explicou que, diante de tudo que foi apresentado, se abriu um prazo para que os representantes dos setores possam oficializar as observações. “E vamos ter a definição de um plano de trabalho, além da criação de um grupo para que possamos avançar nas tratativas com objetivo de chegar a uma defesa de interesse com equilíbrio, serenidade e racionalidade”, concluiu.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (SINDLEITE/RN), Túlio Veras, afirmou que os valores apresentados para a cobrança preocupam. “Há essa preocupação, pois a dificuldade tende a aumentar e vamos perder na forma competitiva”, disse.

Participaram da reunião representantes dos seguintes sindicatos: Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem do Café do Estado do Rio Grande do Norte (SINDICAFÉ/RN), Sindicato da Indústria de Cerveja, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em geral do Estado do Rio Grande do Norte (SICRAMIRN), Sindicato das Indústrias de Álcool dos Estados do RN, Ceará e Piauí (SONAL), Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral no Estado do Rio Grande do Norte (SIFT/RN), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Norte (SINDUSCON/RN) e Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário, Fabricação de Cimento, Cal e de Argamassa do Estado do Rio Grande do Norte (SINECIM/RN).

Além deles, estiveram presentes o coordenador e o gerente do MAIS RN, José Bezerra Marinho e Pedro Albuquerque, respectivamente, o assessor Jurídico da FIERN, Davis Coelho Costa, e a advogada Letícia Von Sohsten, que tem atuação nessa área de meio ambiente.