Contrate-me: SENAI terá feira online gratuita com vagas de emprego e palestras para quem busca oportunidades

15/10/2021   17h02

“O que é importante saber para uma entrevista de emprego?” “Quais serão as competências digitais essenciais no pós-pandemia, para entrar ou permanecer no mercado de trabalho?” “Atuar em home office: você está preparado para essa realidade?” As respostas para essas e outras perguntas para quem busca uma vaga ou quer avançar na carreira, hoje, estarão na 2ª Feira de Talentos Contrate-me, que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realiza entre os dias 26 e 28 de outubro. Acesse a  programação no site: http://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/feira-contrateme/.

A Feira, online e gratuita, tem expectativa de estimular contratações no Brasil inteiro, inclusive no Rio Grande do Norte. A inscrição para acessar as palestras, visualizar e concorrer a vagas em todas as regiões do país é gratuita, mediante cadastro na Contrate-me (www.mundosenai.com.br/contrate-me), plataforma de empregabilidade criada pelo SENAI em parceria com a companhia Speck. A expectativa, segundo a organização do evento, é “promover o encontro perfeito” entre quem busca um emprego e indústrias de diferentes segmentos que estão contratando, reforçando também as adesões à plataforma.

Contrate-me

Com mais de 55 mil currículos cadastrados no Brasil desde que foi lançada, em janeiro de 2020, a plataforma Contrate-me do SENAI tem atualmente 1.766 candidatos e candidatas cadastrados no Rio Grande do Norte, com origem em aproximadamente 50 municípios, segundo balanço mais recente divulgado pela Unidade de Educação e Tecnologias do SENAI-RN. A plataforma é aberta para alunos e ex-alunos do SENAI, assim como para outras pessoas interessadas em trabalhar na indústria.

Os perfis já cadastrados incluem desde candidatos com formação técnica e graduação até pós-graduados. Eles são oriundos de diversas áreas, entre elas eletrotécnica, eletromecânica, segurança do trabalho, tecnologia da informação, gestão de projetos, administração e engenharias (civil, elétrica, de produção, de petróleo, de computação, química e mecânica).

“Essa ferramenta Contrate-me une empresas e alunos além da simples análise de currículo”, diz o diretor regional do SENAI-RN, Emerson da Cunha Batista, acrescentando que “a inteligência artificial disponível no sistema agrega aos processos seletivos, otimiza o tempo que os profissionais de recursos humanos e/ou empresários destinam às análises necessárias, fortalecendo o uso da plataforma como uma excelente ferramenta para este encontro entre alunos/profissionais e empresas”.

O SENAI-RN, segundo Batista, tem intensificado o relacionamento com alunos e clientes para que a ferramenta se torne um instrumento de uso contínuo e para que possa ser amplamente utilizada para combinação entre profissionais qualificados e vagas disponíveis

“A procura aumentada por capacitação profissional e a oportunidade de novas vagas no mercado, aliadas à retomada econômica, demonstram que o acesso à plataforma oportuniza este elo e fortalece a empregabilidade”, observa ainda o diretor.

Como concorrer a uma vaga ou encontrar um talento?

Para se cadastrar e concorrer às vagas disponíveis, é preciso criar um currículo online na plataforma, com informações que abrangem desde formação e experiência profissional até competências desenvolvidas na trajetória profissional e/ou acadêmica.

O cadastro inclui também uma “entrevista virtual”. Nessa etapa, a partir de perguntas lançadas pelo sistema, é possível escrever sobre questões como empreendedorismo, sonhos, habilidades, qualidades e preferências e gerar um relatório opcional – com investimento de R$ 15 – que fica disponível para potenciais empresas contratantes e utiliza a entrevista como base para montar uma análise socioemocional do candidato ou candidata.

As informações ajudam a plataforma a verificar a compatibilidade do perfil de quem busca a vaga com requisitos das oportunidades cadastradas pelas empresas – “dando um match”, segundo o SENAI, com aquele perfil que mais tem a ver, ou seja, conectando a pessoa às oportunidades em que melhor se encaixa.

O currículo passa a integrar um Banco de Talentos e se for compatível com alguma oportunidade, é notificado.

No caso das empresas, o sistema mostra, por meio de inteligência artificial, os currículos que mais se aproximam do que está buscando, não só pelas competências técnicas, mas, também, pelas competências emocionais.

Empresas

Empresas interessadas em fazer recrutamento utilizando a plataforma contam com ferramentas gratuitas e pagas para otimizar o serviço e identificar as pessoas mais compatíveis com as vagas.

Agentes de mercado responsáveis pela comercialização de serviços do SENAI-RN, do SESI e do IEL em todo o estado estão em campo para estimular indústrias de diferentes segmentos a se cadastrarem na plataforma, a anunciarem suas vagas e a realizarem processos seletivos por meio dos recursos que oferece, inclusive na Feira.

Além de oportunidades de emprego em diversas regiões do país, a programação do evento prevê 15 palestras ao vivo. Esta será a segunda edição e a primeira com participação do Rio Grande do Norte.