CRC-RN e instituições parceiras realizam Seminários de eSocial e EFDreinf

14/08/2018   16h13

O Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RN) realizará nos meses de agosto e setembro o Ciclo de Seminários eSocial & EFDreinf em cidades pólo do Rio Grande do Norte. A finalidade é capacitar e esclarecer sobre o novo sistema de informações eSocial e do EFD-Reinf, temos mais comumente conhecidos pelos contadores e profissionais da área.

O eSocial é um projeto integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), que pretende simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo país. Estabelecido pelo Governo Federal, o novo sistema de informações requer que contadores e gestores tenham relacionamento otimizado para troca de informações e equalização de dúvidas.

Já o EFD-Reinf é a Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída, é na verdade um novo módulo recentemente lançado no Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Foi criado para complementar o eSocial, ou seja, disponibiliza mais recursos para aprimorar a utilização do eSocial. Mais do que isso, sua criação visa a substituição na forma como as informações são transmitidas em algumas guias.

Entram nessa prestação de contas também, os valores referentes à Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF). Bem como, o Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP). O que antes era transmitido pelo EFD-Contribuições, como as Informações da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB), agora será feito também pelo EFD-Reinf.

Os seminários sobre o temas em todo estado são resultado de uma parceria com o Sistema FIERN, Faern, Senar, Fecomércio, Fetronor, Caixa, INSS, Receita Federal e Ministério do Trabalho.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo site www.crcrn.org.br/cursos

Confira cada Seminário, data, horário e local:

ESOCIAL EM PAU DOS FERROS

eSocial em Currais Novos
Data: 23 de agosto
Horário: das 14:00 às 18:00
Local: auditório da Casa do Empresário (onde estão alocados o CDL e o Sindicato Varejista patronal)