Em reunião da diretoria, gerente do Observatório Nacional da CNI fala sobre oportunidades na indústria do futuro

26/05/2023   19h52

Os caminhos para o Rio Grande do Norte avançar na janela de oportunidades das energias renováveis foram abordados dentro da palestra ministrada pelo gerente Executivo do Observatório Nacional da Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Márcio Guerra, durante a 4ª reunião da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) nesta sexta-feira (26). “É preciso aproveitar esse momento com rapidez. Eu acredito que é chance de atrair investimentos, transformar a economia local e reposicionar o estado dentro do contexto industrial brasileiro”, analisou.

Com o tema “O Futuro da Indústria: A Neoindustrialização – desafios e oportunidades”, ele falou do momento vivido pelo setor industrial no mundo e a evolução que tem ocorrido ao longo dos anos e do que está por vir. “Para não perder mais uma vez o bonde, três pontos são fundamentais: política industrial, reforma fiscal e acelerar a difusão tecnológica”, afirmou.

Para o presidente da FIERN, pensar, falar e debater sobre a indústria do futuro é sempre algo que pode contribuir para o desenvolvimento e a economia do estado. “Temos visto que estão surgindo cenários que podem representar a mudança. E isso precisa ser bem discutido em todos os aspectos”, disse.

Vale lembrar que a FIERN tem o Observatório MAIS RN, que é interligado ao da CNI. O palestrante informou que, até o fim do ano, essa rede vai chegar ao fim do ano com 20 observatórios no Brasil. “Eles têm o papel de monitorar o comportamento da economia, do mercado de trabalho, das tecnologias e apontar uma plataforma de discussão para onde queremos ir”, comentou.

Segundo o gerente do Observatório Nacional da Indústria, na política fiscal é importante que sejam feitas escolhas. Já a reforma fiscal representa a competitividade. Guerra citou o papel do estado no tocante ao setor energético e deixou um questionamento: “Qual discussão se tem a respeito da matriz energética?”

Para o gestor da CNI, a discussão não pode ser só sobre a produção de energia. “É fundamental saber como integrar a energia na indústria que temos hoje”, concluiu durante a reunião da diretoria na semana em que se comemorou o Dia da Indústria.

Ainda durante a reunião da diretoria, foi abordado o tema da cobrança da água bruta foi colocado em pauta e o diretor primeiro-tesoureiro, Roberto Serquiz, pediu que os dirigentes dos sindicatos pedissem a seus associados para preencher o questionário enviado pela consultoria contratada pela FIERN para produzir um estudo técnico a respeito deste tema. (leia aqui)

No encerramento da reunião aconteceu o lançamento de dois livros:  ‘O Rio Grande do Norte que todos queremos’ e ‘Um olhar e uma voz em favor do desenvolvimento’.

O ‘RN que todos queremos’ é uma coletânea de artigos do presidente Amaro Sales, que abordam reflexões, ideias e propostas sobre o Estado, sem deixar de tratar dos assuntos que dominaram o debate político, econômico e social do país. Já ‘Um olhar e uma voz’ reúne discursos proferidos por Amaro Sales ao longo do período no qual está na presidência da Federação. (leia aqui)