ISI-ER e CTGAS-ER participam da MEC SHOW, feira de negócios e inovação industrial do Espírito Santo

5/08/2022   14h48

O diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, falou sobre potencialidades do Brasil na geração de energia eólica offshore e as possibilidades de uso desse recurso

 

As potencialidades do Brasil na geração de energia eólica offshore (no mar) e as possibilidades que se abrem para uso desse recurso através do hidrogênio verde foram destacadas pelo diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e do departamento regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, em apresentação realizada na MEC SHOW – Feira da Metalmecânica + Inovação Industrial, encerrada nesta quinta-feira (04), no Espírito Santo.

 

Principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em energia eólica, solar e sustentabilidade, o ISI-ER participou do painel “Rede de Inovação SENAI”, que também teve como convidados a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o SENAI e o SESI do Espírito Santo, o Findeslab – hub de inovação da indústria capixaba, uma iniciativa conjunta da Findes e do Senai – e a Petrobras.

 

EVENTO

O evento é considerado um dos principais do setor metalmecânico e teve público estimado em mais de 13,5 mil participantes. Além de empresas dedicadas à contratação e comercialização de produtos e serviços do setor industrial, circularam pela feira fornecedores de insumos, máquinas, equipamentos e ferramentas; compradores dos setores naval, petróleo e gás, papel e celulose, siderurgia, metalurgia, mineração, usinagem, química/petroquímica, portuária, engenharia, construção civil, moveleira; indústrias de bens de consumo, alimentos e bebidas, bens de consumo, plástica/embalagens, eletroeletrônicos e têxtil, além de entidades governamentais e órgãos de fomento, educação, desenvolvimento sustentável e apoio.

 

“Trata-se de uma feira de 15 anos, que se abre também para as áreas de óleo, gás e energia”, disse o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello. “Ter o SENAI-RN – que atua de maneira muito consistente junto a essas indústrias – convidado a participar, nos coloca em um patamar importante nessa região, que é chave para atividades de óleo e gás do pré-sal no Brasil, bem como uma das que tendem a se desenvolver com mais velocidade nessa nova fronteira do offshore da energia eólica”, acrescenta.

 

Entre os pontos destacados no evento, ele citou a apresentação da rede de Institutos Senai de Inovação, os potenciais brasileiros no setor de energia, o cenário atual da energia eólica offshore e as perspectivas enxergadas nacionalmente e para o Espírito Santo na atividade.

 

O painel também contou com participações de Naiara Aguiar Galliani, gerente de Inovação Findeslab; de Carlos Magno Lucas, gerente geral de negócios da Firjan; de Vinicius Maia, gerente setorial de modelos de negócios tecnológicos da Petrobras; e de Juliana Gavini, gerente executiva de Inovação e Tecnologia do SENAI e SESI ES.

 

A MEC SHOW é considerada uma das principais feiras do setor metalmecânico e teve público estimado em mais de 13,5 mil participantes | Crédito: Divulgação

 

METROLOGIA
Um espaço do SENAI no evento dedicado à exposição do portfólio da rede incluiu, nesta edição, serviços do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, na área de metrologia.

 

Relatório recente publicado pelo Departamento Nacional do SENAI apontou o SENAI-RN em posição de destaque na oferta de serviços nesse segmento.

 

O levantamento considerou o desempenho financeiro de serviços de calibração e ensaios – englobados na área de metrologia e amplamente demandados, especialmente, por indústrias de óleo e gás.

 

“A análise de indicadores como sustentabilidade financeira, ticket médio e disponibilidade de serviços acreditados na rede SENAI em todas as unidades da federação mostra o SENAI-RN atrás somente do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais no escopo de calibrações acreditadas, nos posiciona entre os estados com maior ticket médio, sustentabilidade e receita fruto desses serviços”, disse Rodrigo Mello, ao apresentar os dados.

 

O resultado, segundo ele, “reflete uma clara recuperação do setor de óleo e gás, que tem mantido a demanda por esses serviços em curva de expansão, e que a indústria de diversos estados do Brasil tem enxergado a equipe e os laboratórios do Rio Grande do Norte como fontes de soluções com competência técnica e atenção à qualidade dos procedimentos necessários para atender às necessidades do mercado”.

 

Apenas no primeiro semestre deste ano, foram realizados 19,6 mil ensaios e cerca de 500 calibrações, em atendimentos a 139 empresas de diversos estados.

 

Sobre o SENAI
O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para soluções que estão em desenvolvimento – em parceria com a Alemanha – para educação profissional com foco em hidrogênio verde. A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG).