Presidente do Comitê de Inovação da FIERN promove live para empresas sobre edital que une investidores e startups

6/08/2021   12h32

Empresas industriais com potencial para investir em startups estão sendo convidadas para participar de uma live, no dia 16 de agosto, uma segunda-feira, a partir das 16 horas, com o presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência, e Tecnologia da FIERN (COINCITEC), Djalma Barbosa da Cunha Júnior. Na ocasião, Djalma Júnior, que também é diretor regional do IEL-RN, vai apresentar o Programa Soluções 4.0 – Negócios Inovadores e detalhar o edital deste projeto, lançado para conectar empresas com de diversos portes que se interessem nos investimentos voltados à inovação, desenvolvida por startups, com soluções aplicáveis ao mercado.

“Esse programa é uma oportunidade de startups se apresentarem para as cadeias produtivas da indústria e, assim, tenham os investimentos necessários ao desenvolvimento das inovações que podem gerar soluções para empresas do setor industrial. Oportunidade também para empresas que desejam investir em soluções identificarem essas oportunidades”, destacou Djalma Batista Júnior.

Na live do dia 16, além de detalhar as informações do edital aos empresários e demais interessados, ele também estará disponível para tirar dúvidas sobre o programa e como as empresas podem aderir.

O edital, atualmente, está na fase de inscrição das startups. Essa etapa vai até o dia 15 de agosto. Trata-se da primeira etapa. A partir do dia 16, começa a fase de inscrição das empresas.

O edital é único e pioneiro no Estado, uma vez que as empresas que inovam precisam de soluções e as startups dos recursos necessários ao desenvolvimentos de seus projetos.

Cronograma do Programa:

Fase I – Inscrição das Startups

Edital aberto a partir de 19 de julho de 2021, a inscrição e Startups interessadas no referido Edital, que atendam ao escopo definido nesta chamada, via formulário de Adesão.
Características das soluções a serem apresentadas pelas Startups: Solução: MVP (modelo de negócio) – produto / serviço; Produção de conhecimentos aplicáveis à solução desenvolvida; Solução com aplicação em: melhoria de gestão, produto, processo ou serviço inovador com perspectivas de mercado (em escala piloto ou de protótipo); e A solução desenvolvida deve demonstrar potencial mercadológico.
Movimento de Empresas Júnior – MEJ – Empresa Júnior: associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do ensino superior ou técnico, que apresentarem as características das soluções detalhadas neste edital para as startups, também poderão submeter sua inscrição.

Fase II – Inscrição das Empresas Investidoras

Edital aberto a partir de 16 de agosto de 2021, a inscrição de empresas aceleradoras interessadas no referido Edital, que atendam ao escopo definido nesta chamada, via formulário.

As empresas investidoras e as startups poderão se inscrever através do Portal do IEL RN suas demandas e ou interesses em soluções, bem como, indicar gargalos de gestão, tecnológicos e áreas de interesse, dos quais pretendem acelerar as startups neste edital.
As informações contidas no formulário, além da inscrição, servirão de base para a caracterização de possíveis soluções a serem ofertadas e/ou desenvolvidas pelas Startups.

Fase III – Apresentação para as Empresas Investidoras das soluções inscritas
As Empresas Investidoras, receberão do IEL RN, as análises das inscrições das startups, apresentando seu portfólio de soluções, de modo presencial e/ou virtual e indicarão seu interesse em aportar investimentos financeiros, preenchendo o formulário, para tantas forem as soluções de seu interesse.

Link do Edital, informações e inscrições: https://www.rn.iel.org.br/negocios-inovadores