Presidente da FIERN recebe diretor do Idema para tratar de avanços das ações previstas em acordo de cooperação

15/09/2022   11h32

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, recebeu o diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Leon Aguiar, na Casa da Indústria, sede da FIERN. O encontro — no início da noite de nessa quarta-feira (14) — contou com a presença do coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, e do gerente do MAIS RN, Pedro Albuquerque.

A reunião teve como pauta o andamento de ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica (ACT), como também a participação da FIERN em novas ações de curto prazo do Idema. O diretor do Instituto ainda apresentou avanços em assuntos de relevância para a indústria potiguar, como a disponibilização de informações, eficiência da informatização do processo de licenciamento e capacitação de gestores do setor produtivo.

“Foi uma reunião muito produtiva”, afirma o presidente da FIERN. “O Idema pode contar com a Federação das Indústrias para colaborar em ações que facilitem o avanço e andamento dos processos necessários para empreendimentos do setor produtivo. Isso resulta em emprego, renda e desenvolvimento para o estado”, completa Amaro Sales.

No mês de julho, a FIERN, por meio do MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação, assinou um ACT (Acordo de Cooperação Técnica) com o Idema. O acordo tem como objeto a realização das estratégias e ações contidas no capítulo “Regulação Ambiental” do Plano “MAIS RN 2014-2035” elaborado e publicado pela Federação.

O plano destaca o objetivo de “agilizar a avaliação de processos de licenciamento através de redução da burocracia, de maior clareza nas informações disponibilizadas e na preparação e conscientização dos empresários”. Além disso, o acordo promove a união de esforços técnicos para a criação de produtos com base em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) que aprimorem o Sistema Estadual de Informações Ambientais (SEIA), bem como a consolidação e análise de informações referentes ao licenciamento ambiental do estado capazes de identificar as áreas com maior potencial de atração de negócios para o RN.

Também participaram do encontro, a secretária executiva do Idema, Natália Oliveira, e os assessores técnicos do MAIS RN Pablo Ruyz e Lucas Souto.