Disciplina de Projeto de Aprendizagem da SESI Escola aborda repercussão da ‘globalização para estudantes’

15/04/2024   14h04

A disciplina do Projeto de Aprendizagem da SESI Escola Mossoró desenvolveu conteúdos relacionados com as repercussões do “mundo globalizado nas vivências das crianças e adolescentes e o modo como as informações chegam a esses jovens para influenciar suas ações, sentimentos, necessidades e decisões”.

 

Nesse Projeto, os alunos foram convidados a refletir, discutir e analisar os vários aspectos da vida cotidiana desde o ponto de vista da globalização e seus efeitos no cotidiano. Ao longo do mês de março, os estudantes do 9º ano da SESI Escola Mossoró participaram de atividades e dinâmicas — orientadas pelo professor Airton Baracho, em parceria com o professor de Geografia, Iran Barreto, utilizando a plataforma Lekto. O projeto teve como foco principal as consequências da globalização e mundialização na vida dos jovens.

 

Os professores que atuaram no projeto destacam que a educação financeira, a exploração da natureza, o consumo desenfreado e as relações de trabalho são temas da atualidade relacionados ao fenômeno da globalização que precisam ser tratados na escola como forma de favorecer o pensamento e ação crítica dos estudantes.

 

 

O objetivo do projeto foi abordar de forma crítica e reflexiva como o mundo globalizado impacta diretamente na forma de viver das crianças e adolescentes, influenciando suas ações, sentimentos, necessidades e decisões. Temas como educação financeira, exploração da natureza, consumo e relações de trabalho foram explorados para favorecer o pensamento crítico dos estudantes.

 

 

 

 

Durante o projeto, os alunos se engajaram em diversas atividades, entre as quais uma playlist de músicas que abordam o fenômeno da globalização e suas consequências, incentivando a reflexão por meio da arte sonora e esquete teatral sobre globalização:

 

O esquete teatral foi elaborado e apresentado pelos alunos para comunicar aos colegas sobre as consequências da globalização em suas vidas, promovendo o debate e a conscientização por meio da dramatização.

 

Os alunos também apresentaram um poema para “conscientizar os colegas sobre as consequências da mundialização em suas vidas, explorando a expressão poética como forma de reflexão e sensibilização”. Além disso, os estudantes montaram uma exposição sobre a influência da tecnologia na vida moderna e realizaram atividades de canto e reflexão sobre a desigualdade social, ampliando o debate sobre os efeitos da globalização.

 

“Participar deste projeto foi uma oportunidade incrível para entender melhor como a globalização afeta nossas vidas. A música e o teatro foram formas criativas de expressar essas questões”, disse Davi Lucas, aluno que participou do projeto.

 

“Foi interessante ver como as diferentes formas de arte podem nos fazer refletir sobre assuntos complexos como a desigualdade social. O poema que criamos foi uma maneira poderosa de transmitir uma mensagem importante”, afirmou o estudante Daniel Hudson, que também integrou as atividades.

 

Para Amanda Leticia, aluna que participou da programação na Escola do SESI, “a exposição e as discussões em sala de aula fizeram perceber como a tecnologia está presente em todos os aspectos de nossas vidas e como isso pode contribuir para aumentar as desigualdades. Foi uma experiência enriquecedora.”

 

 

O professor Airton Baracho destacou a dedicação e o envolvimento dos alunos no projeto. “Fiquei impressionado com o comprometimento dos estudantes em explorar essas questões tão relevantes. O projeto foi um sucesso e tenho certeza de que contribuiu significativamente para o desenvolvimento crítico e reflexivo de todos”, destacou.

 

 

Os professores que atuaram no projeto destacam que a educação financeira, a exploração da natureza, o consumo desenfreado e as relações de trabalho são temas da atualidade relacionados ao fenômeno da globalização que precisam ser tratados na escola como forma de favorecer o pensamento e ação crítica dos estudantes.