FIERN participa de reunião sobre criação de Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação do RN

9/06/2021   17h34

A criação de um Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte para fomentar o desenvolvimento do estado foi o tema central do Fórum de Reitores das Instituições de Ensino Superior Públicas do RN realizado, virtualmente, nesta quarta-feira (9). O encontro teve a participação do presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, além de representantes da UFRN, IFRN, Ufersa, UERN, Fapern, Fecomércio, Faern e Sebrae.

 

Amaro Sales, presidente da FIERN

 

Amaro Sales defendeu a importância de um Marco que favoreça a criação de um ambiente de inovação mais dinâmico no estado. Para isso, ponderou sobre a necessidade de definição de um orçamento que possa ser executado da melhor forma.

 

O diretor da FIERN e presidente da COINCITEC, Djalma Barbosa Júnior, propôs ampliar o prazo para apresentação do documento em consulta pública, bem como elaborar uma proposta conjunta com participação das entidades representativas do setor produtivo – o que foi acatado por todos os participantes.

“Precisamos construir um Marco Legal de CT&I que seja consistente, seguro e com condições de avançar no ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte”, disse.

 

 

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, destacou a importância de uma proposta mais ampla, com a contribuição da iniciativa privada, academia e governo. “Importante termos a participação das federações juntos às universidades e institutos de educação e pesquisa na discussão de um modelo que contemple as diversas áreas. Precisamos estar juntos para efetivamente avançarmos”, disse.

 

 

Para isso, Daniel Diniz pontuou que o Marco Legal de CT&I do Rio Grande do Norte precisa contemplar um orçamento exequível, segurança jurídica e representatividade dos diversos setores da sociedade.