Imersão empresarial explora ecossistema de startups em São Paulo

16/11/2018   10h24

Iniciativa da CNI, do IEL e da Fapesp tem o objetivo de aproximar empresas das principais plataformas para startups da maior cidade brasileira. Inscrições estão abertas

São Paulo é o maior ecossistema de startups da América Latina e um dos 40 maiores do mundo, segundo o ranking da StartupBlink. Para explorar melhor como ele funciona e quais são as oportunidades para outras empresas que operam no Brasil, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) organizam uma imersão inédita de inovação entre os dia 3 e 5 de dezembro. As inscrições já estão abertas na página do programa de imersões.

A programação de visitas inclui alguns dos principais hubs e hotspots de inovação de São Paulo, como Cietec; o Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (USP); Meli Cidade, do Mercado Livre; Cubo, do banco Itaú; o Google Campus, a aceleradora Wayra, do Grupo Telefónica; a iDexo, aceleradora da TOTVS; e a Estação Hack do Facebook, primeiro centro de inovação criado pelo Facebook no mundo.

“É uma oportunidade para que as empresas conheçam um pouco mais sobre as plataformas de startups no Brasil e como elas podem se beneficiar dessa aproximação”, afirma Gianna Sagazio, superintendente nacional do IEL e diretora de Inovação da CNI.

“O que essa  imersão vai mostrar é o desenvolvimento de um ecossistema robusto, com investidores anjos, fundos de venture, aceleradoras e espaços novos dedicados a apoiar startups de inúmeras formas. É algo muito estimulante para nós na Fapesp, pois reitera a relevância do que fazemos no PIPE, pois em parte fomentamos muitas iniciativas que se incorporam a este sistema”, diz Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP.

DEBATES – A abertura do programa, no dia 3 de dezembro, é uma mesa redonda, na Fapesp, sobre hubs para startups, com a participação de atores importantes do ecossistema, como a Endeavor, 100 Startups, Startse, Anjos do Brasil e ACE.  Ao longo dos três dias de atividades, serão debatidos outros temas relevantes como venture capital e corporate venture.

SAIBA MAIS – Para se inscrever, basta acessar a página do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação da CNI e do IEL.