Roadshow da Nordeste Forte chega a Petrolina (PE) e foca na MPE e no agronegócio

26/10/2017   18h10

A unidade do SENAI Petrolina (PE) recebeu nesta quinta-feira, 26, a sétima edição do Roadshow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste promovido pela Associação Nordeste Forte, em parceria com a SUDENE e a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco. O evento reuniu empresários, gestores públicos e representantes do BNB, BNDES e Apex Brasil.

Para o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, Petrolina reúne todos os fatores para receber o evento. “É muito emblemático numa região que mostra que o investimento público sendo feito, junto com os empresários, tem sucesso. Tanto é que a nossa renda per capita de Petrolina é o dobro da renda per capita de Pernambuco e é igual à média da renda per capita do Brasil. Então você está no pleno sertão com uma boa gestão, bons investimentos públicos tendo resultado excepcional, Petrolina é um oásis no sertão”, disse.

Para Essinger, os incentivos fiscais para o Nordeste são necessários enquanto a região que agrega 1/3 da população brasileira não atingir o nível de desenvolvimento social e econômico médio do país. “Os incentivos para o Nordeste só poderão parar quando o nosso desenvolvimento humano e o nosso desenvolvimento infraestrutura tiver equivalente ao resto do país. Quando nós atingirmos o percentual da média brasileira pode acabar”, afirmou.

O roadshow focou em como as Micro e Pequenas Empresas podem ter acesso a recursos – sejam incentivos fiscais ou linhas de crédito com condições diferenciadas -, através dos esclarecimentos fornecidos pelos gerentes locais do BNDES, Jimmy Lustosa de Andrade, e do Banco do Nordeste, Tomé Neto. “O porte das micro, pequenas e médias empresas é de até R$ 300 milhões de receita operacional bruta; e este é o perfil da maioria das empresas desta região”, destacou o gerente do BNDES de Petrolina. Mas o roadshow não deixou de lado o agronegócio, que é o segundo setor responsável pelo PIB do município, ficando atrás apenas do setor de comércio e serviços, além do segundo maior PIB agrícola do país.

O superintendente da SUDENE, Marcelo Neves, apresentou a nova estrutura da instituição, deste infraestrutura interna e de atendimento as empresas, passando por um breve histórico e a área de atuação. “Hoje atendemos a 32% do território brasileiro, além dos nove estados do Nordeste, o norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Temos de fato uma necessidade maior e isso não é coisa de Brasil, vejamos Las Vegas, que surgiu com um projeto fiscal diferenciado”, enfatizou Marcelo.

O gerente do escritório do Nordeste da Associação Brasileira de Promoção de Exportações e investimentos (Apex-Brasil), Armando Peixoto, falou sobre a possibilidade de expansão dos números de exportação. “O Nordeste tem tudo para crescer. Já conseguimos fechar U$250 mil em exportações na região do Vale do São Francisco e fechamos parcerias com dois compradores francês – sem intermediários”, exemplificou. Seguido da apresentação do coordenador de operações da Apex Brasil, Sérgio Ferreira, enfatizando o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que já possui núcleo na região.

Também prestigiaram o evento o secretário executivo da Associação Nordeste Forte, Ernani Bandeira; o gerente da Apex Brasil – Recife, Amando Peixoto; o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho e o deputado federal e ex-prefeito, Guilherme Coelho.

ROADSHOW INVESTIMENTO E DESENVOLVIMENTO NO NORDESTE

O roadshow sobre desenvolvimento regional desta quinta-feira, 26, no SENAI Petrolina, dá sequência à série de encontros promovidos pela Associação Nordeste Forte e pela SUDENE em várias Federações de Indústria do Nordeste. As próximas edições do roadshow acontecem nos dias 10 de novembro, em São Luiz, Maranhão, e 17 de novembro, em Salvador, Bahia.

NORDESTE FORTE

Fundada há um ano, a “Nordeste Forte” é formada pelas nove Federações das Indústrias da Região Nordeste e tem como presidente Amaro Sales (FIERN) e, como vice-presidentes, os presidentes das demais Federações dos Estados de Pernambuco, Ricardo Essinger (FIEPE); Ceará, Beto Studart (FIEC); Alagoas, José Carlos Lyra de Andrada (FIEA); Paraíba, Francisco Gadelha (PB); Maranhão, Edilson Baldez das Neves (FIEMA); Bahia, Antonio Ricardo Alvarez Alban (FIEBA); Piauí, Antônio José de Moraes Souza Filho (FIEPI); e Sergipe, Eduardo Prado de Oliveira (SE).