INOVACER cria subgrupos para a gestão das atividades em 2018

13/12/2017   09h51

O Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha para Construção do Estado do Rio Grande do Norte (Sindicer-RN) realizou segunda-feira (11) – na Casa da Indústria, uma reunião técnica do Núcleo de Inovação para Indústria de Cerâmica Vermelha Potiguar (Inovacer), que contou com a presença de ceramistas e de representantes de instituições. Dirigida pela gestora do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação do RN, Susie Macedo, visou definir as ações que deverão ser conduzidas em 2018, dividindo os participantes do Núcleo em subgrupos para a gestão das atividades. Além disso, dez indústrias de cerâmica vermelha assinaram os termos de adesão, formalizando a participação no Inovacer.

Os participantes que vão compor o subgrupo de estudos para caracterização dos tipos de argilas no RN são José Nildo Galdino, da Nordeste Cerâmica; Otacílio Oziel de Carvalho, professor de Depósitos Minerais do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); Ciro Melo, da Cerâmica T. Melo; e os professores da Unifacex, Hugo Mozer Barros e Adalberto Aguiar. O subgrupo de estudos de eficiência energética e tratamento de resíduos será composto por José Nildo Galdino; Ciro Melo; Vinícius Costa Lima, diretor da FIERN e da Cerâmica Do Gato; Sérgio Carvalho, da Cerâmica Premium; Antônio Fernandes, da Cerâmica União; André Torres, da Cerâmica Caisa; e também será convidado um representante do Centro de Tecnologias do Gás & Energias Renováveis (CTGAS ER).

Já o subgrupo de aspectos ambientais (licenciamento de fábricas e jazidas) será composta por Vargas Soliz Pessoa, presidente do Sindicer-RN e proprietário da Cerâmica Itajá; Rosimeire Santos, professora da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN); Otacílio Oziel; e por representação do CTGAS ER.

Por fim, o subgrupo composto por Vargas Soliz; Terceiro Melo, vice presidente da Fiern e proprietário da Cerâmica T. Melo; Manoel Neto, da Cerâmica Heitor Petronilo; Larissa Dantas, vice-presidente para Mercado Imobiliário do Sinduscon-RN; Fabiano Moreira, diretor de Economia Estatística do Sinduscon-RN; Edilton Cavalcanti, consultor do Sebrae-RN, Vinícius Lima; e Tassyla Barbosa, do Senai Rosária Carriço; tratará sobre a construção de manuais técnicos para a indústria cerâmica, sobre a articulação com sindicatos da construção civil (Sinduscon-RN e Sinduscon Mossoró), Copercon e Associação de Pequenos Construtores. Este subgrupo também irá tratar sobre o estudo de mercado e novos produtos e sobre as Normas de Desempenho. Em um segundo momento do Inovacer, também serão tratadas as seguintes temáticas: articulação com a academia, melhoria no processo de logística e linhas de financiamento (editais).

De acordo com o presidente do Sindicer-RN, Vargas Soliz Pessoa, o Núcleo busca trabalhar junto às instituições parceiras e, principalmente as universidades, que são grandes desenvolvedoras de novos projetos. “Estamos dialogando com as universidades, com o intuito de elaborar projetos com visão de futuro”, disse. Ele fala, ainda, que a qualidade dos produtos cerâmicos potiguares oferecidos aos consumidores já é reconhecida, mas é necessário desenvolver novos métodos para reduzir os custos, sem perder a qualidade.

As articulações do Núcleo de Inovação Para Indústria de Cerâmica Vermelha Potiguar (Inovacer) serão retomadas no dia 8 de janeiro de 2018. Durante a reunião, as alunas do mestrado em Ciências Florestais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ana Carolina de Carvalho e Cynthia Patricia de Souza, vão palestrar sobre os resultados dos estudos realizados no Ceará sobre queima e secagem. Pertencente a Unidade de Desenvolvimento de Negócios do Senai-RN, Etiene Ferreira de Lima irá apresentar o Programa Brasil Mais Produtivo (B+P), uma iniciativa do governo federal que visa aumentar a produtividade em processos de empresas industriais, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. Ainda dentro da programação, também será apresentado o diagnóstico das cerâmicas participantes do Inovacer.