Reunião da Diretoria da FIERN debate conjuntura econômica brasileira e do RN

30/06/2017   19h11

Uma explanação sobre a conjuntura econômica brasileira e do Rio Grande do Norte, feita pela Gerente da Unidade de Economia e Estatística da Federação das Indústrias do RN, Sandra Barbosa; relato do Diretor da FIERN, João Lima, sobre o 7º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, do qual ele participou, realizado pela CNI e Sebrae em São Paulo nos dias 27 e 28 últimos; e informe do superintendente de Relações Institucionais, Hélder Maranhão, acerca da realização da 11ª Edição da Imersão de Líderes e Dirigentes Sindicais, que ocorrerá em Natal nos dias 19 e 20 de agosto. Estes foram os principais assuntos abordados durante a 5ª reunião da Diretoria da FIERN, realizada nesta sexta-feira, 30, na Casa da Indústria, conduzida pelo presidente Amaro Sales de Araújo.

Sandra Barbosa mostrou gráficos com indicadores de emprego, produção, balança comercial, consumo de energia, PIB, e as últimas sondagens feitas pela FIERN que mostram uma mudança nos rumos da economia. E uma mudança para melhor. “A economia iniciou um processo de recuperação das perdas”, resumiu a economista. Ela destacou a ótima performance do setor agropecuário, responsável pelo bom resultado do Produto Interno Bruto brasileiro no primeiro trimestre, que alcançou 1 por cento, conforme divulgado pelo IBGE.

No caso do Rio Grande do Norte, a economista da FIERN destacou o bom resultado do setor de serviços, melhor do que no restante do país, e também o aumento de 4,4% no consumo de energia, puxado pela indústria de cimento. Sandra Barbosa afirmou que as últimas sondagens feitas pela Federação das Indústrias apontam um maior otimismo dos industriais. Segundo ela, as expectativas e intenção de investimentos melhoraram, embora isso não tenha se traduzido ainda em retomada da produção propriamente dita.

O Diretor da FIERN, João Lima, voltou entusiasmado do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria. “Fiquei encantado com o nível dos palestrantes e as apresentações de produtos e serviços realizados no evento”, disse ele. Um dos palestrantes que mais chamou sua atenção foi Peter Diamandis, cofundador e presidente da Singularity University, escola de negócios do Vale do Silício, fundador da XPRIZE Foundation, e autor dos best sellers “Abundância” e “O Futuro é melhor do que você imagina”. João Lima sugeriu durante a reunião que a FIERN exiba a palestra de Peter Diamandis para os diretores e presidentes de sindicatos filiados.