Indústria da Construção intensifica queda em janeiro, aponta Sondagem FIERN

25/02/2019   16h57

 

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN, aponta que, no mês de janeiro, a atividade do setor registrou queda mais intensa e ficou abaixo do padrão usual para o período, tendência que se repete initerruptamente desde fevereiro de 2013. Acompanhando o desempenho negativo da atividade, o número de empregados também caiu, mantendo a tendência de baixa que vem sendo observado desde outubro de 2013. Em que pese a retração da atividade, os empresários apontaram aumento no nível médio de Utilização da Capacidade de Operação (UCO) cujo índice passou de 46% para 48% entre dezembro e janeiro.

 

Em fevereiro, as perspectivas dos empresários da Construção se mantem positivas com a evolução do nível de atividade e dos novos empreendimentos e serviços, ainda que o otimismo tenha se reduzido em relação ao levantamento anterior; ao mesmo tempo em que manifestam expectativas de queda nas compras de insumos e estabilidade no número de empregados. Já a intenção de investimento voltou a subir – aumento de 9,5 pontos na comparação com janeiro. Com isso, o índice registra sua quarta alta seguida.

 

Comparando-se os indicadores avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados nacionais divulgados em 25/02 pela CNI, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que na indústria nacional a utilização da capacidade de operação (UCO) caiu 2 pontos percentuais entre dezembro e janeiro (de 57% para 55%), permanecem otimistas com relação às compras de matérias-primas e ao número de empregados, e o índice de intenção de investimento voltou a cair em fevereiro, após dois aumentos consecutivos.

 

Confira na íntegra a Sondagem aqui: https://bit.ly/2IAgr5z

 

Para maiores informações sobre a Sondagem Nacional, favor acessar o link:  http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industria-da-construcao/