Alunos da SESI Escola Mossoró e SGA aprimoram conhecimento com uso de laboratórios móveis

11/02/2022   15h17

 

A forma de aprender Física, Química e Biologia tem sido diferente e instigante para alunos do Ensino Fundamental II e Médio das SESI Escola em Mossoró e São Gonçalo do Amarante. Com atividades desenvolvidas no Laboratório STEM portátil (Labdisc), também chamado de Laboratório Móvel para Ciências da Natureza, os estudantes podem realizar experimentos associados à parte teórica.

 

No total, 924 alunos do Ensino Fundamental e Médio das duas unidades da SESI Escola têm aulas usando esse dispositivo, que transforma a sala de aula em um laboratório científico multidisciplinar prático.

“A ideia é que o aluno unifique a teoria da sala de aula com a prática experimental dos conteúdos e, assim, possa alcançar com mais facilidade as habilidades e competências esperadas de cada área de conhecimento”, explica o professor de Física Leonardo Garcia.

 

 

O professor ressalta que o laboratório portátil é um excelente recurso pedagógico pois conseguem trabalhar diversos experimentos de física, como também de química e biologia. “Os Labdiscs são práticos, fáceis de usar e multifuncionais. Isso faz as aulas terem melhor rendimento”, concluiu.

 

Garcia explicou que o equipamento traz diversos sensores em um único equipamento, onde é possível estabelecer conexões, via cabo e bluetooth, com celular e computador, em que estes, com uso do software, mostram em formato de gráficos e tabelas os dados coletados pelo labdisc para as análises e estudos pelos professores de ciências junto aos alunos.

“Além disso, o dispositivo registra dados completos e, desta forma, coloca um laboratório de ciências na palma das mãos dos alunos”, afirmou.

 

No mês passado, todos os docentes da disciplina Ciências da Natureza participaram de uma capacitação em Labdiscs (leia aqui).